Cursos gratuitos em Turismo e Gastronomia no RJ

A área de gastronomia está em alta (Foto: Divulgação)

A Copa do Mundo de Futebol, que acontecerá em 2014 no Brasil, ampliará a oferta de emprego em determinadas áreas, como de atendimento, turismo e gastronomia. Se você está sem trabalho, ou gostaria de construir uma carreira sólida a médio prazo, escolher um desses ramos de atuação pode ser a solução.  O Rio de Janeiro, por exemplo, já é conhecido em todo mundo pelas suas lindas paisagens, e nos últimos meses passou a ser buscado por mais turistas, um pouco porque é uma das cidades-sedes do evento esportivo.  Por isso, atuar em restaurantes, bares e hotéis está sendo a opção de muitos trabalhadores.

O Pronatec irá fornecer muitos cursos gratuitos no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)

Mas, para ser bem-sucedido é necessário qualificação profissional. Algumas pessoas deixam de conseguir uma oportunidade de trabalho por não ter conhecimento técnico, que poderia ser adquirido em instituições de ensino. Pensando nisso, o Senac do Rio de Janeiro, que promove aulas de Turismo e Hotelaria, além de Gastronomia dá oportunidade à pessoas carentes conseguirem bolsa de estudos de até 80%. Para isso, é preciso preencher uma ficha (http://www.rj.senac.br/index.php/programa-de-bolsas) disponível no portal da organização e aguardar a análise de uma assistente social.

Se mesmo tendo que pagar apenas 20% do curso sua situação econômica não permitir, então é hora de partir para a bolsa de estudos integral. Para os cursos técnicos de Turismo e Gastronomia o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) oferecerá cursos no decorrer do ano, nesses setores. Para saber se há alguma oportunidade em aberto, acesso site do projeto (http://pronatecportal.mec.gov.br/pronatec.html).

A área de turismo será bastante solicitada por causa da Copa do Mundo (Foto: Divulgação)

Se você sonha mesmo em realizar uma faculdade de Gastronomia ou Turismo, mas para isso precisa receber o benefício da gratuidade, então o Programa Universidade para Todos (Prouni) é a solução. Para se candidatar a uma das milhares de bolsas de estudos ofertadas no projeto, é preciso ter cursado todo ensino médio em escola pública, ter ganho desconto de 100% e uma instituição privada. Também é necessário obter média no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), maior que a nacional.

A Estácio é uma das instituições que oferece bolsa por meio do Prouni, e ainda, se você tentar o benefício e não for qualificado pelo projeto, a universidade concede caso sua matrícula seja realizada na instituição, 50% de desconto na mensalidade. Para mais informações acesse o site http://www.estacio.br e se quiser saber a data de inscrição do Enem e do Prouni veja no link siteprouni.mec.gov.br.

Deixe um comentário

Carregando conteúdo… Aguarde

0