Bolsas de Estudo por Mérito

O sonho de muitos jovens é ingressar em uma faculdade e concluir o curso do qual sempre desejou fazer, porém nem sempre é fácil ter acesso a uma faculdade. E tendo isso como base o governo criou programas para auxiliar as pessoas com maior dificuldade de acesso, como o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), o Prouni (Programa Universidade para Todos), Fies (Financiamento Estudantil). E o que muitas pessoas desconhecem é que existe um sistema de bolsas de estudo por mérito (SIM), oferecido pelas instituições de ensino superior.

Esse sistema bolsa de estudo por mérito é oferecido para que o aluno ingresse na faculdade/universidade tendo como base a sua colocação no vestibular da mesma, ou baseada em seu desempenho escolar. E para auxiliar os estudantes como conseguir bolsa por mérito, vamos verificar algumas faculdades/universidades que oferecem este sistema de ingresso por mérito para o aluno, e verificar suas regras e exigências para que o aluno possa se inscrever.

A Fundação Getulio Vargas oferece o sistema de Bolsas por mérito para os 10 primeiros colocados no Exame Vestibular, nas seguintes pontuações:

– 1º e 2º (primeiro e segundo) colocados – 100%

– 3º e 4º (terceiro e quarto) colocados – 90%

– 5º e 6º (quinto e sexto) colocados – 80%

– 7º e 8º (sétimo e oitavo) colocados – 70%

– 9º e 10º (nono e décimo) colocados – 60%

Existem algumas regras a serem seguidas pelos beneficiários de bolsas por mérito, como: A média geral deve ser superior ou igual a 7,0; Ter um comportamento dentro das normas acadêmicas; e entre outras várias regras que devem ser seguidas.
Contato:

Fundo de Bolsas da FGV-SP-
Rua Itapeva 432 ou Av. Nove de Julho nº 2029 – 2º andar
Central de Atendimento ao Aluno de Segunda a Sexta, das 9hs as 17hs30
Telefone: (11) 3799-7786
e-mail [email protected]

Outra universidade que oferece bolsas de estudo por mérito Unesc. A universidade está oferecendo 537 vagas nas primeiras fases de 16 graduações e 213 em vários cursos com base na avaliação do histórico escolar do ensino médio e os estudantes poderão receber até 30% de desconto no curso.O interessado em fazer a inscrição, deve ir ao Atendimento ao Acadêmico (Centac) até o dia 15 de julho, das 9h30 às 21 horas, no Bloco do Estudante. Para todos os selecionados, a Unesc irá ceder 10% de desconto sobre o valor da matrícula, e a universidade concederá ainda bolsa de 30% no decorrer do curso a estudantes dos cursos de Licenciatura (Ciências Biológicas e Educação Física) que comprovarem renda per capita familiar de até três salários mínimos.

Para os alunos com idade de 50 anos ou mais terão 30% de desconto mais 1,5% a cada semestre concluído. Quem já cursou uma graduação na Unesc e for selecionado para o sistema também terá direito a 30% de desconto.

Agora que já sabe como funciona o SIM (Sistema de Ingresso por Mérito) procure as universidades que oferecem esse quesito e não perca tempo, não deixe de concorrer a pagar menos, ou até mesmo não pagar nada, e ter seu sonho de se formar em uma grande universidade realizado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *