Catálogo Nacional de Cursos Técnicos

Os Cursos técnicos no ensino médio, capacitam os alunos com conhecimentos teóricos e práticos nas diversas atividades do setor produtivo.

Qualquer pessoa que tenha concluído o ensino fundamental pode se matricular em um curso técnico, porém para a obtenção do diploma é necessária a conclusão do ensino médio. Estes cursos são ideais para quer ou não pode enfrentar anos de faculdade, mas ainda sim é preciso passar por um processo seletivo.

Existem no Brasil, segundo dados do Ministério da Educação, mais de 20 mil cursos técnicos de nível médio, ofertados por cerca de 5 mil escolas,  aproximadamente com 2,8 mil diferentes denominações.

O Catálogo Nacional de Cursos Técnicos foi instituído pelo ministro da educação Fernando Haddad em 16/07/2008.  Especialistas e representantes dos sistemas de supervisão de ensino dos estados, somaram esforços ao Ministério da Educação para elaborar este documento.

Seu Objetivo é organizar, regulamentar e orientar.

Ele funciona como um guia de carreiras que facilita a consulta na hora de escolher um curso diante da quantidade de cursos ofertados. Também serve como material de consulta para as instituições de ensino.

O Catalogo nacional fornece importantes informações, como atividades principais do técnico, áreas de atuação, carga horária mínima, e outros. São 185 possibilidades de cursos, 21 são de oferta exclusiva das escolas de formação das Forças Armadas.  E em todo Brasil é possível encontrar cursos voltados ao Turismo para facilitar ainda mais na hora de ingressar no mercado de trabalho, pois o país é Internacionalmente conhecido por seu alto potencial Turístico.

Outra área promissora  é a de informática, o crescimento desse setor é algo certo. Os cursos são divididos em 12 eixos tecnológicos:

* Eixo Tecnológico: Ambiente, Saúde e Segurança

* Eixo Tecnológico: Apoio Educacional

* Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais

* Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

* Eixo Tecnológico: Hospitalidade e Lazer

* Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação

* Eixo Tecnológico: Infraestrutura

* Eixo Tecnológico: Militar

* Eixo Tecnológico: Produção Alimentícia

* Eixo Tecnológico: Produção Cultural e Design

* Eixo Tecnológico: Produção Industrial

* Eixo Tecnológico: Recursos Naturais

As atualizações do Catalogo são feitas anualmente entre os meses agosto e setembro.

Ele não impede o atendimento às peculiaridades regionais, possibilitando currículos com diferentes linhas formativas.

Os interessados em oferecer sugestões de inclusão, exclusão ou alteração devem enviá-las ao Ministério da Educação — Esplanada dos Ministérios, bloco L, Anexo II, primeiro andar, sala 107. CEP 70047-900, Brasília, DF.

Estudar é sempre importante, a concorrência é cruel e se o jovem não buscar profissionalização ele  não atendera as exigências do mercado atual. A preferência sempre será por profissionais mais preparados e que possuam um diferencial.

Ter uma profissão vai abrir as portas para um bom emprego, muitos cursos profissionalizantes já colocam você em estágios dentro de empresas. A maioria dos cursos técnicos é financiada pelos governos Estaduais e Federais, sendo alguns totalmente gratuitos para os alunos.

Visite o site oficial http://catalogonct.mec.gov.br/ , lá você pode saber mais sobre os cursos e tirar as suas duvidas.  Agora é só escolher o curso que mais combina com você e começar a se profissionalizar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *