Catálogo Nacional de Cursos Técnicos

20 de abril de 2011

Anúncios

Os Cursos técnicos no ensino médio, capacitam os alunos com conhecimentos teóricos e práticos nas diversas atividades do setor produtivo.

Qualquer pessoa que tenha concluído o ensino fundamental pode se matricular em um curso técnico, porém para a obtenção do diploma é necessária a conclusão do ensino médio. Estes cursos são ideais para quer ou não pode enfrentar anos de faculdade, mas ainda sim é preciso passar por um processo seletivo.

Anúncios

Existem no Brasil, segundo dados do Ministério da Educação, mais de 20 mil cursos técnicos de nível médio, ofertados por cerca de 5 mil escolas,  aproximadamente com 2,8 mil diferentes denominações.

O Catálogo Nacional de Cursos Técnicos foi instituído pelo ministro da educação Fernando Haddad em 16/07/2008.  Especialistas e representantes dos sistemas de supervisão de ensino dos estados, somaram esforços ao Ministério da Educação para elaborar este documento.

Anúncios

Seu Objetivo é organizar, regulamentar e orientar.

Ele funciona como um guia de carreiras que facilita a consulta na hora de escolher um curso diante da quantidade de cursos ofertados. Também serve como material de consulta para as instituições de ensino.

O Catalogo nacional fornece importantes informações, como atividades principais do técnico, áreas de atuação, carga horária mínima, e outros. São 185 possibilidades de cursos, 21 são de oferta exclusiva das escolas de formação das Forças Armadas.  E em todo Brasil é possível encontrar cursos voltados ao Turismo para facilitar ainda mais na hora de ingressar no mercado de trabalho, pois o país é Internacionalmente conhecido por seu alto potencial Turístico.

Outra área promissora  é a de informática, o crescimento desse setor é algo certo. Os cursos são divididos em 12 eixos tecnológicos:

* Eixo Tecnológico: Ambiente, Saúde e Segurança

* Eixo Tecnológico: Apoio Educacional

* Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais

* Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

* Eixo Tecnológico: Hospitalidade e Lazer

* Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação

* Eixo Tecnológico: Infraestrutura

* Eixo Tecnológico: Militar

* Eixo Tecnológico: Produção Alimentícia

* Eixo Tecnológico: Produção Cultural e Design

* Eixo Tecnológico: Produção Industrial

* Eixo Tecnológico: Recursos Naturais

As atualizações do Catalogo são feitas anualmente entre os meses agosto e setembro.

Ele não impede o atendimento às peculiaridades regionais, possibilitando currículos com diferentes linhas formativas.

Os interessados em oferecer sugestões de inclusão, exclusão ou alteração devem enviá-las ao Ministério da Educação — Esplanada dos Ministérios, bloco L, Anexo II, primeiro andar, sala 107. CEP 70047-900, Brasília, DF.

Estudar é sempre importante, a concorrência é cruel e se o jovem não buscar profissionalização ele  não atendera as exigências do mercado atual. A preferência sempre será por profissionais mais preparados e que possuam um diferencial.

Ter uma profissão vai abrir as portas para um bom emprego, muitos cursos profissionalizantes já colocam você em estágios dentro de empresas. A maioria dos cursos técnicos é financiada pelos governos Estaduais e Federais, sendo alguns totalmente gratuitos para os alunos.

Visite o site oficial http://catalogonct.mec.gov.br/ , lá você pode saber mais sobre os cursos e tirar as suas duvidas.  Agora é só escolher o curso que mais combina com você e começar a se profissionalizar!

Anúncios

Outros artigos

Curso Técnico de Segurança do Trabalho Senai

15 de agosto de 2015

Curso Técnico de Segurança do Trabalho Senai

Essa matéria foi preparada para todos os interessados que pretendem realizar seus estudos através dos cursos gratuitos do Senai de várias localidades do Brasil. Vale...