Como Conseguir Bolsas Pelo CNPq

Como Conseguir Bolsas Pelo CNPq? – Essa é uma pergunta bastante comum entre os profissionais que buscam uma oportunidade de pós-graduação. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico incentiva o conhecimento científico no Brasil ao distribuir bolsas de estudo aos melhores projetos de pesquisa em diferentes áreas.

Como Conseguir Bolsas Pelo CNPq. (Foto: Divulgação)

O CNPq é um órgão conhecido em todo país pela comunidade acadêmica. Ele recebe apoio do Ministério de Ciência e Tecnologia e mantém firme o seu compromisso de distribuir bolsas de estudos entre as pessoas que desejam se especializar.

A pós-graduação tem representado um diferencial no currículo de muitos profissionais, incentivando o desenvolvimento tecnológico e cientifico para aprofundar as pesquisas sobre um determinado tema. Diversas áreas estão crescendo graças ao trabalho de mestrandos e doutorandos dentro das universidades brasileiras.

As contribuições do CNPq para com o ensino acadêmico continuam a todo o vapor, mantendo uma metodologia avançada e dentro das regularidades do MCT. O órgão trabalha com diferentes formatos de bolsas, beneficiando os profissionais de acordo com seus anseios para ascender na carreira.

Faça mestrado ou doutorado com o auxílio do CNPq. (Foto: Divulgação)

Leia mais: Mestrados CNPQ

Como Conseguir Bolsas Pelo CNPq

As bolsas de mestrado e doutorado CNPq são oferecidas no Brasil e também no exterior. A entidade também costuma disponibilizar um auxílio financeiro para pesquisas, dependendo da tese defendida pelo mestrando ou doutorando. Para que os projetos recebam incentivos e sejam impulsionados, a CNPq aposta na publicação de editais para dar conta dos pedidos.

Apesar de o órgão adotar uma proposta clara e coerente, há pessoas que ainda não sabem como conseguir bolsas pelo CNPq. As vagas são concorridas e o processo seletivo criterioso, porém todos os profissionais que apresentarem uma tese inovadora para ser explorada em sua área podem contar com uma chance para passar pelo programa de pós-graduação.

Todos os anos, o CNPq distribui bolsas de pós-graduação. (Foto: Divulgação)

Em 2011, o CNPq distribuiu cerca de 2 mil bolsas de estudos de mestrado e doutorado. A proposta será válida a partir de março e formará grandes profissionais com o incentivo de pesquisas em diferentes áreas do conhecimento. Cada modalidade de bolsas de estudo já possui o seu próprio calendário, divulgado no site oficial do órgão.

As bolsas de estudo CNPq 2015 são válidas para mestrado de dois anos ou doutorado de quatro anos. Os participantes receberão um auxílio por mês que varia de R$1,2 mil a R$2 mil. Atualmente o centro conta com mais de 19 mil bolsistas, que contribuem com o acervo de conhecimentos científicos e tecnológicos no Brasil.

Os bolsistas contribuem com o acervo de conhecimentos científicos e tecnológicos no Brasil. (Foto: Divulgação)

Se você ainda desconhece como conseguir bolsas pelo CNPq, saiba que o primeiro passo é solicitar o auxílio diretamente com o conselho. Antes de preencher o formulário, é fundamental conhecer os pré-requisitos e ler atentamente as normas e regras da concessão de bolsas. A inscrição deve ser realizada dentro do prazo estipulado, conforme a modalidade escolhida. No caso da bolsas por quotas, o estudante precisa procurar a sua instituição de ensino. Para mais informações, acesse o Portal CNPq.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *