Curso de Circo em São Paulo

Hoje em dia existem vários cursos para as pessoas aprenderem os truques tão vistos e admirados nos circos. Estes cursos são de fácil acesso, alguns até gratuitos e sem dúvida tem tudo para cair nas graças dos paulistanos, pois envolvem exercícios para o corpo e para mente, proporcionando uma qualidade de vida melhor, o alívio do stress, o auto-conhecimento, enfim, é uma forma de fazer exercício e com algo que tanto nos agradou na infância. E justamente por isso, estes cursos estão disponíveis tanto para adultos, quanto para crianças.

Disciplina, equilíbrio, coordenação motora, concentração e resistência física são apenas algumas das habilidades que as crianças desenvolvem no aprendizado de atividades de circo. Antes restrito a espetáculos de companhias e eventos infantis, o circo populariza-se a cada dia e passa a oferecer cursos regulares para o público de todas as idades. Basta se interessar.

É o caso do Circo Escola Picadeiro, que funciona há 18 anos, na cidade de São Paulo, e oferece aulas para crianças de cinco a 12 anos. Monociclo, cama elástica, trapézio, equilíbrio em bola, perna de pau, malabarismo, acrobacia de solo e equilíbrio em arame estão entre as opções.

O circo influi muito no desenvolvimento da criança. É como se fosse um sonho a mais, desperta a criatividade“, diz a professora Jaqueline Soares, que trabalha como equilibrista há cerca de 10 anos e destaca, no caso dos alunos menores, as vantagens que as atividade circenses oferecem para o fortalecimento dos músculos, além de contribuírem para a esperteza da garotada.

A prática de atividades circenses propicia o desenvolvimento de habilidades como força, flexibilidade, coordenação motora e equilíbrio, além de trabalhar conceitos como cooperação, trabalho em grupo e criação artística.

O Epaço Aberto de Circo é outro estabelecimento que oferece curso de técnicas circenses aberto ao público, permanente e gratuito. As aulas acontecem 3 vezes por semana e incluem técnicas de acrobacia de solo, aparelhos aéreos (tecido, lira e trapézio), jogos teatrais voltados ao universo circense, malabarismo e equilibrismo.

Os professores seguem um programa com fundamentação pedagógica e respeitam os limites de cada aluno, prezando sempre pela segurança dos praticantes.

Já no Galpão do Circo fazer malabares, andar de perna-de-pau e até se pendurar em pedaços de tecido não é impossível. No Galpão as pessoas de três a 16 anos podem aprender alguns truques. E os menores têm cursos só para eles, com direito a desenhos e histórias. O Galpão Circo fica na Rua Girassol, nº 323. O preço sai em média de 200 reais por semana.

Os adultos, motivados pela beleza e diversidade da arte circense e pelos desafios a novas conquistas, encontram na Escola Viva um espaço para relaxar das tensões do dia-a-dia e praticar exercícios de forma descontraída nas aulas de circo.

A proposta envolve as técnicas do tecido, da lira, do trapézio, da cama-elástica, acrobacias de solo e perna-de-pau entre outras. O trabalho leva também ao desenvolvimento da consciência corporal e abre espaço para a criação de inúmeros circenses. A Escola Viva ocupa está localizada na Rua Professor Vahia de Abreu, no bairro de Vila Olímpia.

Pronto, se você quer aprender a fazer tudo aquilo de maravilhoso e espetacular que assistimos quando vamos à um circo, corra e matricule-se em no curso de circo mais próximo da sua casa ou trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *