Curso de Gerenciamento de Áreas Contaminadas – Senac

De acordo com a Lei Estadual número 13.577, de 8 de julho de 2009, do Governo Estadual de São Paulo, uma área contaminada é uma área, terreno, local, instalação, edificação ou benfeitoria que contenha quantidade ou concentrações de matéria em condições que causem ou possam causar danos à saúde humana, ao meio ambiente ou a outro bem a proteger. Essa contaminação tem se tornado cada vez mais comum, devido a fatores como as indústrias e postos de combustível, por exemplo. O processo pode ocorrer por meio da contaminação do solo ou do lençol freático, além da poluição atmosférica, por meio do chorume e dos gases produzidos em um lixão.

Apenas no estado de São Paulo foram  contabilizadas 3675 áreas contaminadas em 2010. Diante de uma situação tão drástica, órgãos públicos e empresas da iniciativa privada tem voltado suas atenções para o tema, com o objetivo de diminuir a incidência de contaminação e, também, canalizando esforços para reverter as situações que já estão instaladas. Dessa forma, surge a necessidade de profissionais especializados nos temas, que possam trabalhar como consultores, administradores e assessores de projetos que visem o controle de áreas contaminadas.

Para capacitar os profissionais interessados neste campo de atuação, o Centro Universitário Senac lançou o curso de Pós-Graduação em Gerenciamento de Áreas Contaminadas. Os alunos são formados para desenvolver todas as atividades relacionadas ao gerenciamento de áreas contaminadas, com ênfase em sua caracterização e remediação.

A carga horária total é de 402 horas/aula divididas entre aulas práticas e teóricas. A parte prática acontece em salas equipadas com recursos de multimídia e em laboratório de informática, com a utilização dos programas mas utilizados na área. Já a teoria é ensinada em uma estação experimental, com poços de monitoramento, além de visitas técnicas e palestras com profissionais que já atuam no ramo.

As inscrições para o curso de Gerenciamento de Áreas Contaminadas estão abertas e podem ser feitas até o dia 1º de agosto de 2011. O interessado deve pagar uma taxa de R$ 50,00*. As aulas serão ministradas no Campus Santo Amaro.

Centro Universitário Senac – Campus Santo Amaro
Av. Engenheiro Eusébio Stevaux, 823 – Jurubatuba
Telefone: (11) 5682.7300
E-mail: [email protected]

Outras informações podem ser obtidas em contato direto com o Senac de São Paulo: http://www.sp.senac.br .

Centro Universitário Senac

Formado pelos campi Campos do Jordão, Santo Amaro e Águas de São Pedro, o Centro Universitário Senac oferece cursos de graduação, pós-graduação e extensão universitária. O campus de Santo Amaro, onde é realizado o curso de Gerenciamento em Áreas Contaminadas, está instalado em uma área de 120 mil metros quadrados,  na região sul de São Paulo, com três prédios distribuídos em um parque com muita área verde.

Além da Biblioteca Universitária, do Centro de Convenções e do Centro Esportivo, o complexo é formado por prédios que possuem diversos laboratórios, que contribuem para a prática dos alunos. Um dos destaques do campus é o Prédio Gastronômico que, entre outras instalações, conta com um bar e restaurante modelo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *