O curso de instalador predial Senai é uma das possibilidades oferecidas pelo SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) para capacitar a Mao de obra. O profissional que passa pela formação encontra muitas chances de se posicionar no mercado de trabalho, dentro da área de construção.

O instalador predial forma um eletricista com conhecimentos mais aprofundados, de modo que consiga realizar instalações sistematizadas em grandes complexos comerciais ou habitacionais. O aperfeiçoamento disponibilizado pelo Senai tem como público alvo os profissionais que já atuam na área, como é o caso dos eletricistas com formação básica.

Ao longo do curso, os alunos entram em contato com as principais atividades da profissão e com isso desenvolvem diferentes competências. Além de projetar todo o seu trabalho e executar a instalação, o instalador tem também o compromisso de cuidar da manutenção dos seus sistemas.

Existem habilidades que são fundamentais para o trabalho de um bom instalador predial, capazes de torná-lo apto a lidar com reparos, técnicas, serviços elétricos, máquinas elétricas, fiação elétrica, problemas com equipamentos e desenhos técnicos. A formação do instalador predial vai muito além da aprendizagem básica sobre serviços elétricos, propõe um aprofundamento do conteúdo para os estudantes.

A capacidade de trabalho de um instalador predial é superior ao de um eletricista, isso porque seus conhecimentos são mais amplos e seus serviços são voltados para complexas instalações elétricas em prédios. No curso profissionalizante, a teoria e prática se tornam grandes aliadas nas aulas para formar instaladores competentes.

O SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) promove cursos gratuitos de instalador predial em suas unidades espalhadas pelo Brasil. As escolas técnicas dispõem de moderna infraestrutura para que os alunos possam entrar em contato com os desafios da profissão e coloquem em prática os conhecimentos. 

As unidades do Senai em Manaus (AM), Barão dos Cocais (MG), Barbacena (MG), Belo Horizonte (MG), Poços de Caldas (MG), Castanhal (PR), Recife (PE) e Porto Alegre (RS) são algumas das escolas do sistema de aprendizagem que oferecem o curso de instalador predial (carga horária de 800h).