Curso de Percussão Grátis

Quem é que não sabe que os instrumentos de percussão são os mais antigos da humanidade, e tem cm agente uma relação direta e profunda, conseguindo, com sua estrutura relativamente simples, nos atingir de forma quase imediata e nos infundir os mais diversos estados de espírito. Vale a pena investir nesta arte musical que só nos faz bem, e a oportunidade é agora, pois o Programa de Atualização para Bandas de Música do Estado do Rio de Janeiro disponibiliza o curso gratuito de percussão.

No curso de percussão grátis disponibilizado no RJ, o aluno aprenderá a combinar essa energia ancestral com a técnica e o conhecimento teórico, para formar um músico que atue com as ferramentas atuais e a força da linguagem tradicional. Dada a enorme diversidade de instrumentos, este curso tem como principal foco, ensinar pessoas interessadas, e nos gêneros em que eles aparecem. As principais famílias de instrumento são as brasileiras: instrumental de samba, de maracatu, de forró – baião, xote, xaxado -, de frevo, de ritmos afros etc. Além delas, temos as cubanas, africanas e indianas.

Mais vale lembrar que em todos os casos no curso de percussão será ensinado aos alunos as principais técnicas dos mais diversos instrumentos, a escritas musicais, os toques e padrões típicos do gênero e as interações com os outros instrumentos. Além disso, exercícios de consciência rítmica para um profundo senso de tempo e pulsação, e capacidade de improvisação.

Estão sendo disponibilizados pelos músicos da tradição Banda de Música localizado em São João de Meriti o “Banda Larga” – Programa de Atualização para Bandas de Música do Estado do Rio de Janeiro. A finalidade é promover reciclagem aos mestres e aprendizado das reais técnicas dos instrumentistas aos músicos, junto a professores bem preparados na arte do fazer musical. Qualquer aluno instrumentista, de uma das oficinas propostas, ou músico amador poderá participar. O período de inscrição é até o dia 15 de outubro. Os cursos gratuitos de musica são os seguintes:

Clarinete;
Flauta Transversal;
Saxofone;
Trompete;
Trombone;
Tubano/Bombardino;
Percussão;
Regência;
Manutenção e Reparos;

Inscrições e Informações

Os interessados em se matricular devem ir ate a Escola Municipal de Música de São João de Meriti, Avenida Automóvel Clube, nº 206, Centro de São João de Meriti, RJ para estar preenchendo a ficha de inscrição. Para maiores informações é só ligar: 2756-7946. O período de realização deste Programa é de 18 a 23 de outubro. As aulas serão realizadas na Universidade Estácio de Sá – Campus São João de Meriti, dentro do Shopping Rio Ville em Vilar dos Teles.

OBS: O aluno inscrito no curso grátis vai receber apostila e material disponibilizado pelo professor. Lembrando que vão ser seis dias instensivos de aulas de música instrumental, repertório e formação de grupos musicais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *