Curso de Podologia Gratuito SENAC

Curso de Podologia Gratuito Senac serve para você que está em busca de uma nova carreira profissional ou uma fonte de renda extra. O mercado de trabalho é promissor, já que a população, cada vez mais, conhece sobre a importância e manter os pés saudáveis, fortes e flexíveis. O curso faz parte da lista de especialidades oferecidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial nas áreas de Saúde e Bem-estar. A instituição oferece cursos na área, em duas modalidades: técnicos e livres. Conheça mais sobre como conseguir concorrer a uma vaga de curso gratuito na área e as vantagens da profissão.

Curso de Podologia Gratuito SENAC. (Foto: Divulgação)

Curso de Podologia Gratuito Senac

Desde a década de 40, o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) vem oferecendo cursos de diferentes níveis de escolaridade. São cursos técnicos, profissionalizantes e também de nível superior. O Técnico em Podologia é uma das habilitações disponíveis, com uma carga horária de 1200 horas.

O Senac costuma cobrar mensalidades, mas também trabalha com bolsas de estudos. O Programa Senac de Gratuidade (PSG) é uma ótima opção para quem deseja se profissionalizar, mas não tem condições financeiras para bancar os estudos.

Veja também: Onde fazer Cursos de podologia em SP

Bolsas de estudo Senac

As bolsas de estudos são oferecidas pelo SENAC para as pessoas que não tem condições de pagar os cursos. Para se tornar um bolsista, é preciso comprovar a baixa renda familiar. Podem concorrer as bolsas de estudo para podologia SENAC os candidatos cuja renda familiar per capta (por membro da família) não ultrapasse dois salários mínimos.

O Curso de Podologia Gratuito SENAC é oferecido em unidades no estado de São Paulo. Os pré-requisitos para participar da habilitação técnica, o aluno precisa ter mais de 18 anos ou estar matriculado no último ano do Ensino Médio. O curso é oferecido nas unidades de Catanduva, Penha, Limeira e Vila Prudente.

Mercado de Trabalho

Para fazer o curso gratuitamente, tente uma bolsa pelo PSG. (Foto: Divulgação)

Cuidar da saúde dos pés é o que faz um técnico em Podologia, que aprende a cuidar de uma das parte do corpo mais importantes, no dia a dia. Os pés possibilitam a locomoção, ajudam a manter o equilíbrio e distribuição do peso do corpo.

O trabalho é reconhecido e ganha, cada vez mais, mercado na área de saúde, já que uma parcela da população precisa desse tipo de tratamento por profissionais capacitados.

Boa parte da população brasileira possui sintomas ou patologias podológicas graves e não sabe. Por isso, a avaliação de um especialista formado pelo Curso de Podologia Gratuito Senac é importante para diminuir, inclusive, outros riscos à saúde.

O técnico em Podologia deve estar preparado para lidar com o tratamento de diferentes tipos de problemas na saúde do pé. Por isso, que é tão importante um profissional ser habilitado, sempre atualizado, principalmente, com relação aos aparelhos tecnológicos de uso no trabalho.

Curso especial de podologia

Tente também uma vaga pelo PRONATEC. (Foto: Divulgação)

Além do curso técnico há também o Curso de Especialização Técnica para Atendimento Podológico às pessoas Portadoras de Diabetes Mellitus. Para esse é preciso ter o diploma do primeiro curso, o curso técnico.

O SENAC Rio de Janeiro também investe na oferta de um curso gratuito de podologia através do seu programa de gratuidade, bem como outras unidades da rede distribuídas pelo país.

Além do PSG, outra forma de fazer o curso de podologia grátis do Senac é através do PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), um programa do Governo Federal que amplia as oportunidades de educação profissional. A cada semestre, novas vagas são distribuídas através do Sisutec.

Método do curso de Podologia e desafios da profissão

O curso Técnico em Podologia trabalha com situações reais vivenciadas no dia a dia profissional, por meio da realização de atividades práticas em laboratório, bem como o atendimento ao público, sempre acompanho de um docente da área.

Dentro dos principais problemas apresentados pela população que necessita cuidar dos pés estão: Joanetes, Calos, Verrugas, Unhas encravadas, Olho de peixe, Micose, Úlcera dos pés, Psoríase, Pé diabético, Pele seca, Excesso de transpiração, além de Mau cheiro.

O profissional que realiza o curso, habilita-se a identificar cada tipo de afecções e disfunções nos pés e ainda consegue tratar as diferentes patologias.

Conteúdo programático do curso

A carga horária do Curso de Podologia Gratuito Senac é de 1200 horas. Entre as disciplinas do curso de Podologia Gratuito Senac destaque para:

– Estabelecimento de ações de relacionamento com os clientes de podologia (36 horas)

– Preparação do ambiente de trabalho em podologia (36 horas)

– Realização da avaliação das condições de saúde do paciente (108 horas); avaliação podológica (72 horas); realização da profilaxia podal (96 horas); Realização dos procedimentos de correção de unhas. (96 horas); Procedimentos podológicos nas onicopatias inflamatórias (108 horas), Realização dos procedimentos podológicos nas hiperqueratoses dos pés (108 horas); Procedimentos de relaxamento e bem estar em podologia – cuidar dos pés (60 horas); Ações de promoção da saúde e prevenção de podopatias (48 horas); Atividades administrativas para o trabalho em podologia (36 horas); Prática profissional em podologia (120 horas); Projeto Integrador Técnico em Podologia (60 horas).

Pré-requisito e Curso Grátis

Para fazer a inscrição é preciso ter idade mínima de 18 anos, Ensino Médio Completo ou cursando 2º ano.

O curso é pago, no entanto, os candidatos podem participar das oportunidades a bolsas, por meio do Programa de Gratuidade Senac, no site psg senac.br/Paginas/Principal.aspx. Conheça e acesse as informações completas na página da instituição sobre Curso de Podologia Gratuito Senac.

A profissão de técnico em podologia

O podólogo trabalha com a saúde dos pés. Ele é responsável pelo tratamento de unhas encravadas, calos, bolhas, úlceras, fissuras e infecções. Para desempenhar um bom trabalho, o profissional precisa conhecer a anatomia dos pés e os principais tipos de patologias. Também é importante aprofundar os conhecimentos sobre os cuidados que devem ser tomados com os pés diabéticos.

Você tem a intenção de fazer um curso técnico de podologia? Então assista o vídeo a seguir e aprenda um pouco mais sobre a profissão:

Agora que você já sabe como funciona o Curso de Podologia Gratuito SENAC, inscreva-se no Programa Senac de Gratuidade e dispute uma bolsa. Para obter mais informações sobre o PSG, acesse: www.senac.br/psg/.

Add a Comment