Curso de Propaganda e Marketing Grátis RJ

Profissionais que buscam qualificação e profissionalização na área da Propaganda e do Marketing e residem no estado do Rio de Janeiro tem uma ótima oportunidade disponível: o Curso Gratuito de Propaganda e Marketing, oferecido pela Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec), junto com Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) e Centros de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Ceteps) de várias cidades.

Para saber se o curso está disponível em sua cidade, clique aqui, acesse o site da Faetec Digital e faça uma busca detalhada.

As inscrições para os cursos já estão abertas e o cadastro deve ser feito on-line até o dia 16 de julho de 2011. O link para se inscrever é este: http://www.faetec.rj.gov.br/sca/normas.html. Antes de se conectar, tenha em mãos os seguintes documentos: certidão de nascimento ou de casamento, documento de identidade, CPF, comprovante de residência e comprovante de escolaridade. O resultado dos alunos selecionados por meio de sorteio público será divulgado no dia 18 de julho no site da Faetec e nos murais das escolas que oferecerão os cursos.

História da Propaganda

A Propaganda é uma atividade que existe desde os primórdios da atividade humana, mas que teve destaque durante a Primeira Guerra Mundial, com o objetivo de influenciar a opinião pública a se posicionar e a lutar a favor da Inglaterra. Já na Segunda Guerra Mundial, o uso da propaganda se tornou muito maior e a atividade foi vista como uma arma de guerra, utilizado por Hitler e pelo Comitê de Guerra Político-Executivo da Inglaterra. Desde então, a propaganda tem sido utilizada por marcas do mundo inteiro com o objetivo de mostrar ao consumidor os benefícios de se consumir um determinado produto. No Brasil, a atividade da Publicidade e da Propaganda é regulamentada pelo CONAR (Conselho de Autorregulamentação Publicitária), uma organização não-governamental que impede que a publicidade abusiva ou enganosa cause constrangimento ao consumidor ou a empresas e é formado por um Conselho de Ética que se renova a cada dois anos.

História do Marketing

Comparada à maioria dos campos de estudo tradicionais, o Marketing é relativamente novo tanto na teoria como na prática. Esta área surgiu como uma extensão da Administração, proposta por Peter Ducker, na década de 50, para que administradores entendessem o força de sua ocupação no mercado. Uma década depois, em 1960, o Marketing começou a ser visto como uma atividade de grande importância para as marcas, a partir do estudo publicado por Theodore Levitt e entitulado “Miopia de Marketing”.

Por meio de erros que eram percebidos, ele escreveu este livro que, ainda hoje, é considerado vital para quem estuda Marketing. Desde então, todas as grandes empresas do mundo passaram a se preocupar com a criação de departamentos e diretorias de Marketing como forma de sobrevivência e não simplesmente como algo que poderia ser uma boa ideia. Durante o avanço tecnológico observado na décado de 90, a forma de se praticar o Marketing dentro das empresas mudou drasticamente, com a inclusão do comércio eletrônico, por exemplo, que modificou todas as bases logísticas e também as formas de atendimento ao consumidor. Com o crescimento da importância da Internet, muitos outros parâmetros foram modificados e o marketing foi muito influenciado, passando a, mais do que nunca, ter importância gigantesca no posicionamento e no relacionamento de uma marca com seus clientes e com a concorrência.

Add a Comment