Curso de reabilitação de dependentes químicos 2013

A dependência química tem se transformado em uma terrível realidade em todos os cantos do Brasil. As pessoas que sofrem com este problema passam a viver apenas a função do vício, chegando a abandonar o emprego, a família e as atividades que mais gostam.

A dependência química é um transtorno que requer atenção e assistência. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Clínica para dependentes químicos gratuita

As drogas costumam acionar um sistema de recompensa no cérebro que estimula o prazer. Desta forma, a pessoa é induzida a repetir o consumo de uma determinada substância compulsivamente, desenvolvendo assim a dependência. O dependente químico pode sofrer com abstinência quando fica sem o seu vício ou pode morrer vítima de uma overdose ao exagerar no consumo.

O técnico em reabilitação de dependentes químicos

Algumas instituições públicas de ensino técnico oferecem o curso de reabilitação de dependentes químicos. A formação tem como objetivo capacitar o profissional para lidar com a dependência química, um tipo de transtorno caracterizado pelo vício em bebidas, remédios, cigarro, cocaína, crack, entre outros entorpecentes.

O técnico em reabilitação de dependentes adquire conhecimentos para atuar nas ações de prevenção, tratamento e reinserção social. O curso que qualifica este profissional dura normalmente dois anos e pode ser promovido na modalidade EAD.

O técnico em reabilitação de dependentes químicos desenvolve ações de prevenção, tratamento e reinserção social. (Foto:Divulgação)

Reabilitação de dependentes químicos IFPR

Através da rede e-Tec, o IFPR promove o curso técnico em reabilitação de dependentes químicos à distância. O ingresso dos alunos acontece por meio da aprovação no processo seletivo e os critérios de avaliação levam em conta o projeto pedagógico.

Entre as disciplinas que são estudadas no curso IFPR, vale ressaltar Psicologia das relações humanas, saúde coletiva, Psicologia aplicada a Dependência, Legislação e políticas antidrogas, Atendimento social e familiar. A formação técnica ainda tem 260 horas de estágio obrigatório.

O IFPR oferece o curso à distância de reabilitação de dependentes químicos. (Foto:Divulgação)

Os estudos sobre dependência química são realizados a distância, mas as provas e as aulas semipresenciais uma vez por semana acontecem nos polos do IFPR. No Paraná, o curso está disponível em Barbosa Ferraz, Capanela, Carlópolis, Cruzeiro do Oeste, Curitiba, Formosa do Oeste, Floresta, Foz do Iguaçu, Guairá, Kaloré, Londrina, Lapa, Marechal Candido Rondon, Mariluz, Nova Esperança, Paiçandu, Palmas, Palmeira, Paraíso do Norte, Paranacity, Pinhão, Pitanga, Prudentópolis, Santana do Itararé, São João do Caiuá, Sarandi e Umuarama.

Para mais informações sobre o curso à distância de reabilitação de dependentes químicos, acesse o site IFPR.

Veja também: Rede e-Tec Brasil, cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *