Curso de Tarefas Domésticas para Homens

Dividir as tarefas domésticas com o homem é uma antiga luta das mulheres, mas que nos dias de hoje parece que vem acontecendo o que facilita para que as mulheres possam se dedicar com mais tranqüilidade as tarefas do trabalho fora de casa e com isso aumentar o dinheiro extra que hoje é tão necessário para que se consiga chegar ao equilíbrio econômico nas despesas domésticas. Mas não é somente esse fator que vem exercendo grande influencia no aumento dos homens nos afazeres domésticos, mas sim o número de divórcio que vem assombrando o mundo inteiro e quase que obrigando que o homem saiba realizar tarefas que em tempos atrás era de exclusividade feminina.

Na Itália, por exemplo, vendo a dificuldade masculina foi criado um curso de tarefas domésticas para homens para ensinar os solteiros, viúvos e divorciados a fazerem faxina, aprenderem cozinhar e passar roupa, para que os homens possam realizar os afazeres domésticos tão bem quanto às mulheres.

O curso tem a finalidade de ajudar os homens a terem noções de economia doméstica, aprender a comprar seguindo o orçamento e a economizar energia ao utilizarem eletrodomésticos, atendendo desse modo as necessidades de homens que moram sozinhos por serem solteiros ou mesmo por virtude do aumento do numero de divórcios no País.

As aulas consistem em ensinar lições de ciência da limpeza para que adquiram noções de higiene, aprendam sobre os diversos tipos de sujeira e os instrumentos e acessórios mais indicados para cada situação.

Os professores ensinam a diferença entre os diferentes ambientes da casa e dão informações sobre segurança doméstica para prevenir acidentes, as aulas serão práticas e realizadas por profissionais, por exemplo, quem vai ensina a passar uma camisa, são pessoas com experiência em tinturarias.

O curso foi criado pela associação em colaboração com a Federação Européia da família para atender as novas necessidades, pois nos últimos anos há cada vez mais pessoas morando sozinhas, o aumento de divórcios e separações também trouxe um problema que deve ser afrontado a nível social.

Em algumas cidades a prefeitura financiou o curso para os interessados, o curso tem duração de cinco dias com três horas de aulas por dia, e o valor de cada aula é de 80 euros, as aulas são aos sábados ou domingos num local com sala de ginástica onde os participantes aprendem exercícios para manter a forma que são muito simples e podem ser realizados em casa. As mulheres que não possui experiência na área doméstica também podem participar embora o principal objetivo do curso é ensinar os afazeres domésticos para os solteiros, divorciados e viúvos .

Segundo os organizadores desse evento o curso é muito procurado por homens que sentem muita dificuldade em morar sozinhos ou mesmo as famílias que por motivos econômicos precisaram mudar seu estilo de vida e rever os gastos, e aprender como economizar na utilização de eletrodomésticos, aprendem a arrumar a mesa com bom gosto para ocasiões especiais e jantares à luz de velas.

No curso estão incluídos aulas de psicologia do trabalho doméstico que ensina como viver bem entre o fogão e a tábua de passar roupa, além de falar sobre os riscos de depressão, ansiedade e solidão e da importância da auto-estima, pois os problemas psicológicos não são exclusividade das mulheres, mas sim de típicos de quem se dedica aos afazeres do lar, explica um dos os organizadores do curso. É examinado o papel da música e de tudo o que alimenta o bem estar dentro de uma casa e auxilia a enfrentar o trabalho com disposição e alegria.

As mulheres fazem o trabalho dos homens, portanto é importante que os homens saibam se virar em casa sem ansiedade e sem problemas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *