Curso do MOPP SENAI-SP 2014

Preparar profissionais com competências para a condução de veículos de transporte de produtos perigosos. Esse é o principal objetivo do curso de Movimentação e Operação de Produtos Perigosos, popularmente conhecido pela sigla “MOPP”.

O MOPP prepara profissionais para atuar no transporte de vários tipos de produtos perigosos (Foto: Divulgação)

A habilitação é de extrema importância para quem trabalha com o transporte de cargas consideradas perigosas, tóxicas e inflamáveis, como por exemplo combustível e produtos químicos, entre outros, que podem colocar em risco a vida do condutor e também de terceiros.

O curso do MOPP é oferecido por diversas instituições em todo o Brasil, preparando profissionais para transportar, com segurança, qualquer tipo de produtos perigosos, de maneira a preservar a integridade física do condutor, do veículo, da carga e do meio ambiente.

Para quem precisa fazer o curso MOPP em São Paulo, uma das opções é procurar o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), que disponibiliza a habilitação em diversas unidades espalhadas pelo estado.

Pré-requisitos para o curso MOPP

Os motoristas são treinados em diversas unidades do SENAI em São Paulo (Foto: Divulgação)

Para participar do MOPP, curso que também costuma ser chamado de Treinamento de Condutores de Veículos Rodoviários e Transporte de Produtos Perigosos, em alguns locais, é preciso ter idade mínima igual ou superior a 21 anos.

Outro dos requisitos para fazer o MOPP é possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias B, C, D ou E, lembrando que é necessário estar habilitado há pelo menos dois anos na categoria B.

Além disso, de acordo com as normas do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), o interessado não pode ter cometido infrações de natureza gravíssima ou grave ou ser reincidente em infração média, nos últimos 12 meses.

Curso técnico de controle de produção SENAI 2014

Curso técnico em eletrônica SENAI 2014

Vagas, inscrições

Para fazer o curso, é preciso ser habilitado nas categorias B, C, D ou E (Foto: Divulgação)

O curso MOPP SENAI-SP 2014 tem uma carga horária média em torno de 50 horas e abrange disciplinas como Direção Defensiva, Prevenção de Incêndio, Elementos Básicos de Legislação, Movimentação de Produtos Perigosos e Meio Ambiente e Cidadania, entre outras.

Os interessados em se inscrever no curso e ter acesso aos conceitos de segurança e uso de comportamentos preventivos e procedimentos em casos de emergência, específicos para cada classe de produtos perigosos, de acordo com as normas vigentes, devem procurar a unidade mais próxima do SENAI SP para saber se o curso é oferecido no local e quando estará aberta a próxima turma.

Endereços e telefones das unidades da instituição em todo o estado podem ser conferidos no site www.sp.senai.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *