Curso Grátis para Deficientes

Curso Grátis para Deficientes é o que você está procurando? Então saiba que muitas instituições estimulam a qualificação de portadores de deficiências através de vagas gratuitas. Existem vários projetos de inclusão no país, que oferecem cursos gratuitos em diferentes áreas do conhecimento. Leia a matéria e confira oportunidades.

Curso Grátis para Deficientes. Foto: Ilustrativa

Os projetos de inclusão têm aumentado em todo país. Projetos de inclusão social, inclusão digital, inclusão de deficientes e nesses projetos há também o objetivo de inclusão das pessoas portadoras de necessidades especiais. São inúmeras vagas que estão surgindo em diversas empresas e a lei federal 7.853, de 1.989 e outros decretos seguintes à lei tratam da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

A lei diz que empresas com até 200 empregados devem preencher 2% de seus cargos com portadores de deficiência e as empresas de 201 a 500 empregados, 3%. As empresas com 501 empregados a 1.000 devem oferecer 4% de seus cargos às pessoas com deficiência e as empresas com mais de 1.000, com 5%.

Leia mais: Empregos para deficientes físicos RJ

☰ CONTEÚDO

Curso Grátis para Deficientes

Esses cursos ajudam os deficientes a conseguir emprego. Foto: Ilustrativa

Muitos empregadores alegam que os portadores de deficiências não têm o nível de escolaridade mínimo exigido pela empresa ou não possuem qualificação profissional. Discriminação e preconceito à parte, essas pessoas com necessidades especiais estão provando que suas limitações não interferem em nada no desenvolver de suas atividades profissionais. E, para contrariar ainda mais esse pensamento preconceituoso, as pessoas portadoras de deficiências têm procurado se especializar, fazer cursos nas mais diversas áreas, cursos de língua estrangeira e de informática.

A experiência de empresas que contratam pessoas com deficiência tem mostrado que a contratação desse pessoal é positiva, pois são profissionais que se dedicam ao trabalho, que desempenham suas atividades e estão sempre dispostos a cumprir metas e objetivos. Os esforços desses profissionais refletem no aumento da qualidade e da produtividade da empresa.

Saiba mais: Curso de Informática Grátis para Deficientes Visuais na Bahia

Onde encontrar cursos para deficientes?

Existem muitos projetos de inclusão pelo Brasil. Foto: Ilustrativa

Confira a seguir algumas opções de Curso Grátis para Deficientes:

Inclusão Digital

Para acompanhar o interesse por uma carreira profissional, escolas e institutos de educação têm ofertado cursos para essa clientela que está em busca de uma vaga no mercado de trabalho. Um exemplo é o curso de Inclusão Digital, um projeto do Governo Federal em parceria com prefeituras, empresas, estados. O curso de informática é gratuito e é ofertado em diversas cidades do Brasil. É necessário que pesquise em sua cidade onde há o curso e, se desejar, se há um curso voltado para alunos portadores de deficiência.

O curso de informática leva em média de 3 a 5 meses para ser concluído. Para participar é preciso acessar o site www.inclusaodigital.org.br ou ligar para (21) 2286-3306. Essa formação é uma ótima oportunidade para desenvolver o raciocínio, coordenação motora e demais habilidades. Sem falar no acréscimo para o currículo.

Senac

O Senac está preparado para atender deficientes. Foto: Ilustrativa

O Senac promove vários cursos livres que visam a inclusão de deficientes, como é o caso da qualificação em planejamento em prática. As vagas gratuitas na instituição são distribuídas através do Programa Senac de Gratuidade (PSG), que atende aos alunos de baixa renda.

Veja também: Site Vagas Inclusivas: empregos para deficientes

Existem muitas outras oportunidades de Curso Grátis para Deficientes. Procure conhecer os projetos de inclusão que existem na sua cidade e inscreva-se. No mais, continue acompanhando as postagens do Mundo das Tribos, pois temos muitas outras dicas de cursos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *