Curso Gratuito De Alfabetização

A alfabetização é algo essencial para o progresso de um país, somente dessa forma as pessoas estarão conscientes dos seus direitos e participarão ativamente da sociedade. Ensinar a ler e escrever corresponde a uma iniciativa do Governo, por isso as escolas públicas oferecem vagas o suficiente para toda a população. Um curso destinado à alfabetização, especialmente para adultos, requer o treinamento do professor.

O alfabetizador tem como objetivo ensinar seus alunos a ler, escrever e interpretar as informações. Cabe a esse profissional dominar métodos pedagógicos para despertar o interesse dos alunos e solucionar possíveis dificuldades ao longo da aprendizagem. Boa comunicação, entrosamento e didática para ensinar são alguns pontos importantes no perfil do alfabetizador.

O curso gratuito de alfabetização tem como meta formar professores capacitados para ensinar as primeiras habilidades dentro da escola. Ao longo da especialização, os docentes são apresentados a técnicas inovadoras de ensino e aprendem a montar estratégias para orientar tanto as crianças como os adultos.

Normalmente a dificuldade é maior para aprender a alfabetizar adulto, isso porque essas pessoas estão em idade avançadas e possuem menos facilidade de assimilar novos conhecimentos. O aprendizado tardio exige desenvoltura do alfabetizador e muitos exercícios para que o adulto possa compreender. A alfabetização de crianças é uma tarefa mais simples, já que elas absorvem um maior número de informações, porém requer competências do professor.

O Programa Brasil Alfabetizado promove a capacitação de alfabetizadores em todo o país, como é o caso do projeto Luz do Saber. Dessa forma os professores passam por um curso e contam com o apoio de um software educativo para conseguir inovar as metodologias de ensino. Essa idéia recebe apoio do Governo Federal e já conseguiu alfabetizar mais de mil pessoas, entre jovens e adultos.

O curso grátis de alfabetização conta com uma moderna interface didático-pedagógica, onde os professores monitoram o aprendizado e aprendem como lidar com os recursos do software.

O projeto Luz do Saber já está formando suas primeiras turmas no Mato Grosso do Sul, com aulas gratuitas de alfabetização na Escola Estadual Joaquim Murtinho, em Campo Grande.

Outros estados também contam com o software Luz do Saber e por isso preparam os alfabetizadores para ensinar dentro dessa nova tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *