Curso Gratuito De Confeccionador De Calçados

A indústria de calçados tem crescido muito no Brasil e com isso oferecendo novas oportunidades de emprego. Para que os candidatos às vagas aumentem as chances de contratação, eles precisam apresentar alguma formação especifica na área. O SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) prepara jovens e adultos para trabalhar nas indústrias de calçados oferecendo Curso Gratuito De Confeccionador De Calçados.

Curso Gratuito De Confeccionador De Calçados

O confeccionador de calçados formado pelo Senai é um profissional preparado para encarar os desafios da indústria. Cabe a ele conhecer as novas tecnologias de produção em massa e também dominar algumas técnicas para o acabamento dos calçados. Ao longo de sua formação, o confeccionador recebe conhecimentos práticos e teóricos para melhor desempenhar o seu trabalho nos polos industriais.

O curso de confeccionador de calçados SENAI representa um diferencial no currículo de qualquer pessoa, por isso a formação é bastante procurada nas escolas profissionalizantes do sistema. O curso pertence à área de “Couro e Calçados” e se destaca como uma das principais alternativas de formação da modalidade de aprendizagem.

A maior escola técnica do país tem como objetivo formar uma mão de obra competente e pronta para o trabalho, por isso as unidades do SENAI contam com ótimas oficinas para as aulas práticas. As ferramentas são disponibilizadas para que os alunos possam realizar as atividades sem qualquer tipo de custo. É importante mencionar a competência do corpo docente, formado por professores conceituados.

o curso capacita profissionais para trabalhar na indústria calçadeira (Foto: Divulgação)

o curso capacita profissionais para trabalhar na indústria calçadeira (Foto: Divulgação)

Carga Horária do curso

Os alunos do curso de confeccionador de calçados enfrentam uma carga horária de 400 horas de atividades escolares mais 400 horas de prática profissional para obter o certificado. Ao longo da formação profissionalizante na área de calçados, aprende-se a efetuar cortes em couros, tecidos, entre outros materiais. Conhecer as principais tecnologias do segmento é um fator importante para formar o confeccionador.

Cabe ao confeccionador dominar processos manuais e mecânicos, estando apto para produzir calçados por máquinas e realizar os acabamentos de forma mais artesanal. Montar, costurar e avaliar qualidade são tarefas do confeccionador em sua prática profissional.

O curso gratuito de confecção de calçados é promovido nas seguintes unidades do SENAI: Maracanaú (CE), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Nova Serrana (MG), Campina Grande (PB), Aracaju (SE), Franca (SP), Jaú (SP), Birigui (SP) e Santa Catarina (SC)

Outra instituição de ensino gratuito que oferece curso de confeccionador de Calcaços é o PRONATEC. Além do curso, o PRONATEC tem diversos cursos voltados à area indústrial. Confira no link Cursos Area Industrial PRONATEC.

  • Acabador de Calçados
  • Montador de Calçados
  • Pespontador de Calçados

Curso SENAI, PRONATEC gratuito

Os cursos profissionalizantes oferecidos gratuitamente são conceituados e bem amparados pelas instituição de ensino. Os alunos farão todos os módulos de ensino e, ao final do curso, poderão ser contratados logo ao término por empresas que se cadastram no banco de dados das instituições, formando uma parceria de sucesso que beneficia a todos os envolvidos.

Mercado de trabalho

O mercado de cursos gratuitos aumentou muito nos últimos anos, principalmente através de programas do governo como o Pronatec e Sisutec, e também através de instituições de ensino, como o SENAI e o SENAC. Realizar um curso profissionalizante é o caminho ideal para quem deseja se especializar e ganhar um espaço no mercado de trabalho. A grande procura pelo curso de Confeccionar de Calçados vem crescendo cada vez mais!

O curso de confeccionador de calçados pode ser realizado pelo Senai ou pelo Pronatec (Foto: Divulgação)

O curso de confeccionador de calçados pode ser realizado pelo Senai ou pelo Pronatec (Foto: Divulgação)

Onde realizar o curso de Confeccionador de Calçados

O curso gratuito de Confeccionador de Calçados pode ser feito em uma das unidades do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem) ou ainda pelo Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). Essa instituição e o programa oferecem o curso de maneira gratuita, através da instituição você só precisa atender a alguns requisitos para poder realizar a matrícula; através do programa você precisa verificar a disponibilidade de vagas em sua região. O sistema é muito parecido e, na maioria dos casos, o estudante se inscreve no SENAI através do Pronatec.

O curso oferece conhecimento e prática de priemira capacitando os trabalhadores (Foto: Divulgação)

O curso oferece conhecimento e prática de primeira capacitando os trabalhadores (Foto: Divulgação)

Conteúdo do curso de Confeccionador de Calçados – SENAI

O SENAI oferece muito conhecimento e aprendizagem aos seus alunos e no curso em questão existe apenas um módulo. Neste módulo os alunos aprendem sobre desenho de calçados, ética, cidadania e meio ambiente, fundamentos da matemática, informática básica, manutenção de máquinas e equipamentos, modelagem de calçados, pesquisa de moda de calçado, saúde e segurança no trabalho e muito mais.

Esse curso é destinado para jovens entre 14 e 24 anos que desejam obter qualificação profissional. Quem se formar nessa área poderá trabalhar em empresas de confecção industrial e manual, além de ateliês ou na abertura da sua própria empresa.

O Pronatec também oferece o curso (Foto: Divulgação)

O Pronatec também oferece o curso (Foto: Divulgação)

Confeccionador de Calçados do Pronatec

O curso oferecido pelo Pronatec tem uma duração de 160 horas e para realizá-lo você pode ter o ensino fundamental incompleto. Nesse curso os alunos irão aprender a fazer cortes em couros e em materiais sintéticos através de processos manuais e mecânicos. Além de aprender a como costurar e preparar os calçados, você também aprende a executar a montagem de acordo com as melhores técnicas para promover segurança e conforto a todos.

Faça o curso e seja um profissional qualificado (Foto: Divulgação)

Faça o curso e seja um profissional qualificado (Foto: Divulgação)

Seja um confeccionador de calçados!

O profissional dessa área possui muitas oportunidades, podendo trabalhar em diversas empresas e até criar a sua. O salário de um confeccionador pode variar de acordo com sua escolha, pois ele é de acordo com as técnicas e máquinas usadas, além de outros fatores também influenciarem. A média salarial para esse tipo de profissional é de R$2.500 reais.

Você pode se inscrever em uma unidade ou através do site do SENAI correspondente ao seu estado. Confira a disponibilidade de vagas também pelo site do Pronatec: http://pronatec.mec.gov.br/.

 

Add a Comment