Curso Gratuito de Costura Industrial Senai

O Curso Gratuito de Costura Industrial Senai é apropriado para as pessoas que desejam construir carreira na área de Vestuário. A qualificação tem foco nas necessidades da indústria e desenvolve as competências essenciais para a confecção de roupas.

Curso Gratuito de Costura Industrial Senai. (Foto: Divulgação)

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) tem como objetivo capacitar a mão de obra dos trabalhadores para diferentes setores industriais. Os cursos são reconhecidos no mercado e aumentam consideravelmente as chances de conseguir um bom emprego. Entre as possibilidades de formação do Senai, vale destacar a costura industrial.

Veja também: Cursos de Modelista de Vestuário e Costureiro Industrial SENAI

Curso Gratuito de Costura Industrial Senai

O curso tem carga horária de 200 horas. (Foto: Divulgação)

O Curso Gratuito de Costura Industrial Senai pertence a modalidade de formação inicial e continuada (FIC). Esse nível de educação profissional é ágil e de curta duração. Ele procura, acima de tudo, desenvolver as competências básicas de uma determinada função.

A qualificação profissional de costureiro industrial apresenta os conhecimentos básicos para realizar as operações básicas de costura, segundo sempre as normas ambientais e de segurança. Ao longo das aulas, os alunos aprendem a trabalhar com máquinas reta, overloque e especiais.

Os alunos adquirem conhecimentos para trabalhar em indústrias de confecção. (Foto: Divulgação)

O curso de costura industrial do Senai tem uma carga horária de 200 horas. O conteúdo programático aborda desde os conceitos básicos até as técnicas mais complexas. Entre os assuntos que aparecem na programação, vale destacar: nomenclatura e funções das máquinas, tipos de tecidos, tipos de linhas e agulhas, tipos de costuras, pregadora de zíper, confecção de decote e tabelas de medidas.

Ao final do curso, o Senai gera um certificado de conclusão para os alunos aprovados. Esse documento é muito valorizado pelas indústrias de confecção, que estão sempre em busca de costureiros capacitados para trabalhar em suas respectivas equipes.

Onde encontrar o curso de costureiro do Senai?

Várias unidades oferecem o curso de costura industrial. (Foto: Divulgação)

O Senai qualifica costureiros industriais de vestuário em vários cantos do país. No estado de São Paulo, por exemplo, o curso é oferecido nas unidades de Araçatuba, Bauru, Araraquara, Botucatu, Franca, Itu, Lençóis Paulista, Marília, Ourinhos, São João da Boa Vista e Votuporanga.

Muitos outros cursos profissionalizantes de costura são oferecidos pelo Senai. Existem qualificações especializadas em tecidos de malha, tecidos planos e máquinas retas.

A oferta de vagas para o Curso Gratuito de Costura Industrial Senai aumentou nos últimos anos, graças ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). Essa iniciativa do governo federal ajuda pessoas de baixa renda que não podem pagar pela qualificação. Os estudantes da rede pública, beneficiários do Programa Bolsa Família e solicitantes de seguro desemprego possuem preferência na distribuição de vagas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *