Curso gratuito de cuidador de idosos Vital Brasil RJ

Curso gratuito de cuidador de idosos Vital Brasil RJ

Curso gratuito de cuidador de idosos Vital Brasil RJ

29 de junho de 2021 Cursos Gratuitos

De acordo com a pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida do brasileiro nascido em 2010 alcançou 73,4 anos. Se comparada com os dados de 1960, quando a perspectiva era de que o cidadão vivesse 48 anos, o brasileiro está vivendo em média 25,4 anos a mais.  Justamente por esse motivo alguns setores e profissões estão tendo uma demanda maior para mão de obra qualificada, como é o caso dos cuidadores de idosos.

Anúncios

Leia mais sobre: Senai Rio de Janeiro 2021 – Cursos técnicos

Capacitação profissional de cuidador de idoso Vital Brasil

Ter como foco o público de idade mais avançada em vários serviços prestados tem aumentado a geração de empregos, mas para isso as pessoas precisam se capacitar. Pensando em quem está buscando uma vaga no mercado de trabalho como cuidador de idoso o Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (Cepe), localizado na Gávea (RJ), e o Instituto Vital Brazil, em Niterói (RJ), estão oferecendo a oportunidade de profissionalização na área.

Anúncios

Confira também: Cursos SENAI RJ Cursos Técnicos FIRJAN RJ 2021

Ainda segundo dados do IBGE, do último Censo (2010), 12,8% da população residente na capital do Estado do Rio de Janeiro é formada por idosos, sendo que grande parte necessitam de pessoas capacitadas para exercer a função de cuidador. Esse dado comprova o crescimento dessa profissão a necessidade cada vez maior de mão de obra especializada.

Inscrições no curso de cuidador de idosos no Rio de Janeiro

A capacitação profissional de cuidador de idoso acontece duas vezes por ano em Niterói, sendo que as aulas são ministradas na sede do Instituto Vital Brazil tem 100 horas. As inscrições podem ser feitas pelo site www.ivb.rj.gov.br ou telefone (21) 2334-6853. Com módulo de oito horas, os cursos no Cepe (Gávea) acontecem desde março, com inscrições duas vezes por mês. Os dois pontos do projeto juntos já formaram 335 alunos. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas junto as unidades que promovem a aula.

Anúncios

O que faz um cuidador de idoso?

Um cuidador de idosos pode ter diversas funções, e elas irão variar de acordo com a pessoa que está sendo cuidada. Entre as principais funções de um cuidador de idosos está:

– Auxiliar o idoso nas suas atividades diárias.

– Oferecer orientação diante dessas atividades quando apresentada alguma dificuldade.

– Auxiliar na adaptação do idoso em ambientes diferentes ou com equipes multiprofissionais.

– Auxiliar na mobilidade do idoso.

– Monitorar seu estado de saúde.

– Auxiliar ou realizar a higiene bucal e corporal do idoso.

– Auxiliar na administração de medicamentos.

– Auxiliar na alimentação do idoso, quando necessário.

– Registrar e organizar a rotina do idoso e manter contato com a família e a equipe multiprofissional.

– Realizar atendimentos de primeiros socorros e chamar profissionais capacitados, quando necessário.

– Entre outros.

Qual o valor de uma diária de um cuidador de idoso?

Não existe nada que regule o valor da diária do serviço de um cuidador de idosos. Em cada local existe um valor médio, entretanto ele varia de acordo com o tempo de trabalho e as funções exercidas.

De maneira geral, um profissional que trabalhe exercendo essa função em Niterói costuma receber uma média salarial que varia entre R$1.300 e R$2.000 por mês, trabalhando cerca de 40 horas semanais.

Curso de Cuidador de Idoso no SENAC

O Senac de Goiás recentemente abriu um curso de Cuidador de Idosos gratuito. O curso é online e pessoas de todo o país podem se inscrever. O curso conta com uma carga horária total de 160 horas, e as aulas irão ocorrer de forma síncrona de segunda à sexta-feira, no período da manhã, tarde ou noite, à escolha do curseiro.

Para realizar o curso é necessário ter, no mínimo, 18 anos de idade e ter concluído o ensino fundamental. As documentações exigidas para a realização da matrícula são documento de identidade com foto, CPF, comprovante de residência e documento que comprove a escolaridade.

O curso oferece certificação de conclusão, e é ministrado por instrutores capacitados, através da internet.

Para saber mais informações sobre o curso de cuidador de idosos oferecido pelo Senac-GO, e realizar sua inscrição, clique aqui.

Curso de Cuidador de Idoso Gratuito

A Faculdade Unimed também oferece um curso de cuidador de idosos de maneira totalmente online e gratuita. Para a realização do curso é necessário ter pelo menos 18 anos e ensino médio completo.

Tanto a inscrição quanto a emissão do certificado de conclusão do curso são totalmente gratuitas, e você pode realizar todo o processo de maneira online.

As aulas são realizadas de forma assíncrona, ou seja, o estudante pode assisti-las a qualquer momento, na plataforma da Faculdade Unimed. O curso conta com um total de 81 horas de aulas gravadas, e o estudante tem até 120 dias para concluir o curso e emitir o seu certificado, a partir do dia que realizou a inscrição.

Para maiores informações sobre o curso e sobre como realizar a sua inscrição, você pode acessar a plataforma do curso, clicando aqui.

Quanto tempo dura o curso de cuidador de idoso?

A duração do curso de cuidador de idosos é relativa, depende do local onde você faz o curso e de outros fatores. Por exemplo, os cursos que falamos nesse texto possuem duração entre 81 e 160 horas.

Anúncios

Outros artigos

Cursos gratuitos de idiomas em Bauru 2016

23 de fevereiro de 2016

Cursos gratuitos de idiomas em Bauru 2016

As inscrições para cursos gratuitos de idiomas em Bauru 2016 estão abertas, disponibilizando, para quem mora nesta cidade do interior de São Paulo, a oportunidade de...