Curso gratuito de Mecânica 2012 – Via rápida

O programa Via Rápida, do Governo do Estado de São Paulo, tem disponibilizado mais de 150 cursos para inúmeras áreas de atuação, aos cidadãos paulistas. São cursos que têm duração entre 30 e 90 dias, direcionados à qualificação profissional de pessoas que desejam se inserir no mercado de trabalho, mas não possuem condições suficientes para isso.

Leia mais em: Via rápida, cursos gratuitos em Marília, SP 2012

A acessibilidade ao programa é muito fácil. Para a maioria dos cursos, a idade mínima exigida é de 16 anos. Existem alguns, porém, para os quais o participante deve ter 18 anos, no mínimo. Além disso, a escolaridade quase sempre é exigida em Nível Fundamental, concluído ou em andamento. Atendendo a estes requisitos, basta que o interessado seja residente do estado de São Paulo.

Capacitação profissional (Foto: Divulgação)

Para se inscrever, a pessoa deve acessar a página referente ao programa. Para isso, clique aqui. Se, por outro lado, o interessado não possui acesso à internet, deve procurar um dos postos do Via Rápida, presentes em sua cidade, para que possa se inscrever, pessoalmente. As unidades do Poupatempo também recebem inscrições.

Dentre os cursos oferecidos pelo Via Rápida Emprego, encontra-se o de mecânica. Não somente a atuação básica, nesta área, está disponível. São 13 cursos, que capacitam o aluno, desde o trabalho teórico e analítico, até a atuação na manutenção e reparação de diversos motores, como os de carro e os de aparelhos de usinagem. Veja, abaixo, alguns destes cursos e em quais municípios estão as aulas serão ministradas.

Cursos relacionados à mecânica, do Via Rápida

Manutenção de motores e peças (Foto: Divulgação)

O curso de Mecânica Básica exige escolaridade mínima na 4ª série (5º ano) do Ensino Fundamental e idade de 18 anos. Nele, os alunos aprenderão a ler e interpretar desenhos de conjuntos mecânicos, fazer medições e transformações de medidas, além de dominarem os conceitos relacionados a cada tipo de metal. Também conhecerão as técnicas de planos de corte e máquinas de usinagem.

A Mecânica Básica teve as seguintes cidades contempladas: Cruzeiro, Cubatão, Jacareí, Mogi Guaçu, Pindamonhangaba, São Bernardo do Campo, São José dos Campos e Severínia.

Mulheres também podem fazer (Foto: Divulgação)

Outro curso oferecido pelo Via Rápida é o de Mecânico de Automóveis. É um dos mais procurados. Para fazê-lo, o interessado deve ter apenas o Ensino Fundamental Completo. Neste curso, os alunos serão capacitados para o auxílio na manutenção de motores e na troca de peças dos veículos.

O Mecânico de Automóveis está sendo oferecido nas seguintes cidades: Araraquara, Bauru, Marília, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, Sorocaba, Suzano e Taubaté.

A via mais rápida para a conquista do trabalho (Foto: Divulgação)

Como se vê, os cursos não são oferecidos em todos os municípios do estado de São Paulo. Para saber mais sobre outras áreas da mecânica e em quais cidades os cursos estão disponíveis, entre aqui.

Conheça, também: Curso gratuito de Encanador 2012-Via rápida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *