Curso gratuito de Metrologista SENAI Bahia

O metrologista usa ferramentas para testar os produtos e avaliar a qualidade.

O Senai Bahia oferece o curso gratuito de metrologista, visando a formação de um profissional competente e preparado para encarar os desafios do mercado de trabalho. A instituição de ensino profissionalizante mantém parceria com grandes indústrias, por isso os alunos contam com chances de aprimorar as habilidades e aproveitar as oportunidades de emprego.

O curso de metrologia do Senai-BA, disponível na cidade de Salvador, pertence a modalidade de Qualificação e Aperfeiçoamento. Os interessados em iniciar a formação devem procurar o CIMATEC (Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia), localizado na Avenida Orlando Gomes, 1845, em Piatã. O telefone para contato é (71) 3462-9500, mas também é possível solicitar informações pelo email [email protected].

A formação oferecida pelo Senai da capital baiana se baseia nos sistemas de medição e outros programas relacionados a área. O curso se destaca ainda como sendo o único disponível no Senai do estado da Bahia para a qualificação específica em metrologia.

Inscrições abertas

O curso de Metrologista está com inscrições abertas para formar a nova turma de alunos que vai ingressar no segundo semestre de 2012. São 38 vagas gratuitas para Salvador, enquanto a unidade de Simões Filho possui 40 oportunidades para o curso de aprendizagem básica. As aulas terão início no mês de julho.

As inscrições para o curso podem ser feitas pelo site da FIEB. A prova acontecerá no dia 03 de junho de 2012.

Saiba mais: Senai oferece curso de metrologia

A profissão de metrologista

A balança é um dos equipamentos usados pelo profissional.

Muitas pessoas desconhecem o trabalho do metrologista, mas este profissional é essencial para diversos setores da indústria. Através dos conhecimentos que adquiriu ao longo da sua formação, o metrologista avalia e qualifica os produtos.

A principal função do metrologista é de analisar o produto e verificar se o mesmo se enquadra nos critérios de qualidade. O profissional precisa estar munido de conhecimentos da sua área para conseguir determinar se o item avaliado está adequado para o consumo ou não.

O curso de metrologia ensina várias técnicas para fazer a avaliação da qualidade dos produtos, antes mesmo dos itens serem colocados a disposição dos consumidores. A medição conta com o auxílio de ferramentas, como é o caso da balança que calcula a massa. Para aprovar a qualidade de um produto, o metrologista normalmente o submete a testes, considerando a resistência do material para garantir a segurança e satisfação do comprador.

No curso é possível aprender vários métodos de metrologia.

O metrologista está apto para executar simulações, submetendo o produto a ensaios que permitem colocar a prova tudo aquilo que o fabricante garante. As atividades realizadas pelo profissional procuram se sustentar nas normas do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).

Não basta apenas dominar os métodos para fazer os ensaios, o metrologista também precisa conhecer as principais características do produto com que está lidando, sobretudo o material. Apesar de algumas instituições oferecerem formação específica, os cursos de técnico em química, cerâmica ou plástico também fornecem subsídios para o indivíduo atuar na função.

Veja também: Curso de metrologia à distância EAD

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *