Curso Gratuito De Mineração, Senai, Etec

17 de dezembro de 2010

Anúncios

A mineração é um terreno fértil para construir uma carreira de sucesso. Esta área tem conquistado aos poucos prestígio no mercado de trabalho e recompensado os profissionais capacitados com bons salários. Além dos cursos de graduação, também é possível encontrar ótimas alternativas de ensino profissionalizante.

O técnico em mineração recebe treinamento para executar as principais atividades da sua área, lidando principalmente com equipamentos de extração de minérios. Compreender as características de cada material e as formas de manuseio são algumas das habilidades que o técnico desenvolve ao longo do seu curso.

Anúncios

As etapas de extração mineral são estratégicas, ou seja, necessitam de profissionais capacitados para executá-las com sucesso. Atividades como sondagem, perfuração, transporte e execução de projetos são comuns ao longo da carreira do técnico em mineração. Os conhecimentos geológicos representam a base da profissionalização de cada técnico na área.

Os melhores cursos de mineração são aqueles que colocam os alunos em contato com a prática. É claro que o conteúdo teórico possui sua importância, mas o que determina a qualidade da mão-de-obra é o treinamento.

As aulas de teoria transmitem conhecimentos que ajudam a classificar os minérios pelos aspectos químicos e físicos. Lidar com os equipamentos de extração exige que os alunos conheçam as novas tecnologias do segmento, que envolvem sistemas de automação. A operação de máquinas apropriadas permite fragmentar e separar os minérios.

Anúncios

No estado de São Paulo, curso de Mineração está bem representado pelo ETEC do Centro Paula Souza. Nos demais estados brasileiros, o Senai (Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial) exerce forte influência na capacitação dos profissionais para lidar com a extração de minérios. Confira a seguir informações sobre cada um dos cursos mencionados:

Curso Gratuito de Mineração ETEC: com duração de um ano e meio, formado por três módulos com aulas presenciais e disponível na escola técnica de Itapeva. Forma profissionais aptos para trabalhar em empresas de mineração, consultoria e centro de pesquisas. Esse curso integra o Eixo de Recursos Naturais.

Curso gratuito de mineração Senai: fornece conhecimentos científicos e tecnológicos para que os alunos aprendam a executar as principais atividades da área. Possui foco voltado para o âmbito industrial e na operação de equipamentos para extrair e separar minérios. O curso dura em média dois anos e possui uma carga horária de estágio.

O Senai forma técnicos em mineração nas unidades de Feira de Santana (BA), Minaçu (GO), Barroso (MG), Itabira (MG), Itaúna (MG), Vazante (MG), Sabará (MG), Nova Lima (MG), Corumbá (MS) e Paraupebas (PA). 

Anúncios

Outros artigos

Cursos Gratuitos de Música 2010 em Americana

18 de fevereiro de 2010

Cursos Gratuitos de Música 2010 em Americana

Para quem gosta de musica, vamos lhe informar sobre uma grande oportunidade de cursos de musicalização gratuitos para crianças, jovens e adultos esta é uma oport...