A mineração é um terreno fértil para construir uma carreira de sucesso. Esta área tem conquistado aos poucos prestígio no mercado de trabalho e recompensado os profissionais capacitados com bons salários. Além dos cursos de graduação, também é possível encontrar ótimas alternativas de ensino profissionalizante.
O técnico em mineração recebe treinamento para executar as principais atividades da sua área, lidando principalmente com equipamentos de extração de minérios. Compreender as características de cada material e as formas de manuseio são algumas das habilidades que o técnico desenvolve ao longo do seu curso.
As etapas de extração mineral são estratégicas, ou seja, necessitam de profissionais capacitados para executá-las com sucesso. Atividades como sondagem, perfuração, transporte e execução de projetos são comuns ao longo da carreira do técnico em mineração. Os conhecimentos geológicos representam a base da profissionalização de cada técnico na área.
Os melhores cursos de mineração são aqueles que colocam os alunos em contato com a prática. É claro que o conteúdo teórico possui sua importância, mas o que determina a qualidade da mão-de-obra é o treinamento.
As aulas de teoria transmitem conhecimentos que ajudam a classificar os minérios pelos aspectos químicos e físicos. Lidar com os equipamentos de extração exige que os alunos conheçam as novas tecnologias do segmento, que envolvem sistemas de automação. A operação de máquinas apropriadas permite fragmentar e separar os minérios.
No estado de São Paulo, curso de Mineração está bem representado pelo ETEC do Centro Paula Souza. Nos demais estados brasileiros, o Senai (Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial) exerce forte influência na capacitação dos profissionais para lidar com a extração de minérios. Confira a seguir informações sobre cada um dos cursos mencionados:
– Curso Gratuito de Mineração ETEC: com duração de um ano e meio, formado por três módulos com aulas presenciais e disponível na escola técnica de Itapeva. Forma profissionais aptos para trabalhar em empresas de mineração, consultoria e centro de pesquisas. Esse curso integra o Eixo de Recursos Naturais.
– Curso gratuito de mineração Senai: fornece conhecimentos científicos e tecnológicos para que os alunos aprendam a executar as principais atividades da área. Possui foco voltado para o âmbito industrial e na operação de equipamentos para extrair e separar minérios. O curso dura em média dois anos e possui uma carga horária de estágio.
O Senai forma técnicos em mineração nas unidades de Feira de Santana (BA), Minaçu (GO), Barroso (MG), Itabira (MG), Itaúna (MG), Vazante (MG), Sabará (MG), Nova Lima (MG), Corumbá (MS) e Paraupebas (PA).