Curso Gratuito De Oceanografia

As pessoas que são apaixonadas pela grandiosidade e beleza dos oceanos podem optar pelo curso de oceanografia, uma profissionalização que promete ajudar a construir uma carreira de sucesso nessa área. Apesar de ser um campo bem específico, as pessoas com boa formação podem encontrar boas oportunidades para atuar no mercado de trabalho.

O profissional em oceanografia é responsável por explorar a biodiversidade marinha, de modo que seu trabalho visa principalmente à preservação do habitat e dos seres aquáticos. Além de investigar as características dos mares, o profissional também pode desenvolver pesquisas em outros ambientes aquáticos, como rios e lagos.

Ao concluir a graduação em oceanografia, que dura em média cinco anos, o profissional pode desempenhar diferentes atividades. A análise da composição da água a partir da coleta de informações químicas, físicas e geológica é um dos trabalhos mais importantes do oceanógrafo. Agir com o objetivo de preservar o meio ambiente é outra função consistente na carreira desse profissional.

Muitas instituições públicas já estão oferecendo a faculdade gratuita de oceanografia, com a meta de formar grandes profissionais para atuar nesse campo. Com a indústria do petróleo se desenvolvendo cada vez mais no Brasil, a tendência é que nos próximos anos o oceanógrafo encontre mais espaço para atuar.

Para compreender os fenômenos que acontecem no mar, os alunos do curso de oceanografia estudam muitas matérias relacionadas às áreas de exatas e biológicas. Tecnologia de pesca e poluição marinha são temas que também costumam ser abordados ao longo da formação.

A USP (Universidade de São Paulo) promove um dos melhores cursos superiores de oceanografia, visando à formação de um profissional atualizado e com boas bases acadêmicas. O Instituto Oceanográfico desenvolve vários trabalhos de pesquisa junto com os alunos e conta com uma moderna infraestrutura para os estudos. O curso de oceanografia USP dispõe de um laboratório via satélite e também abre espaço para que os oceanógrafos participem de um programa de pós-graduação.

Na região Sul, há o curso de graduação em oceanografia UFSC, que conta com uma grade curricular abrangente e atualizada. A Universidade Federal de Santa Catarina tem como disciplinas básicas: ecologia aquática, geologia, bioquímica, cálculo, estatística, entre outros. Outras instituições públicas também se destacam pela formação do oceanógrafo, como UFBA, UFC, UFMA, UFPE, UFES, UFPR e UERJ.

Depois de se formar, o profissional em oceanografia pode trabalhar com gerenciamento de recursos naturais, pesquisas e planejamentos. O salário inicial do oceanógrafo fica na média de R$ 1 200,00.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *