Curso gratuito Sommelier

O curso de Sommelier forma o especialista em vinhos. (Foto:Divulgação)

O curso de Sommelier é responsável por formar o especialista em vinhos. A capacitação é oferecida em várias escolas profissionalizantes do Brasil, como é o caso das unidades do Senac São Paulo, instaladas em Campos do Jordão, Águas de São Pedro e na capital paulista.

Para se tornar um Sommelier diplomado, normalmente é necessário fazer um investimento, pagando as mensalidades do curso técnico, de formação inicial ou continuada. Entretanto, as pessoas que não possuem condições financeiras para a capacitação, podem buscar alternativas para estudar de graça. O próprio Senac mantém uma iniciativa para a concessão de bolsas de estudos, isto é, Programa Senac de Gratuidade (PSG).

Veja também: Curso de degustação de vinhos

Curso gratuito de Sommelier: inscrições abertas

As pessoas que estão interessadas em investir numa carreira como Sommelier podem contar com o Pronatec Copa. O programa do Governo Federal apoiado pelo Ministério do Turismo tem como objetivo capacitar os brasileiros para a Copa do Mundo 2014, que será sediada no Brasil. Sendo assim, o curso gratuito de Sommelier é uma das 32 opções de formação disponível através da iniciativa.

O Pronatec Copa é uma alternativa de formação. (Foto:Divulgação)

Para se candidatar a uma das vagas do curso de Sommelier Pronatec Copa, é necessário acessar o site oficial do programa e preencher o formulário de inscrição até o dia 16 de julho de 2012. O candidato deve ainda se enquadrar nos pré-requisitos, ou seja, ter idade mínima de 18 anos, morar em uma das cidades-sedes da Copa ou em um dos destinos turísticos selecionados. No caso do curso de Sommelier, o candidato precisa ter Ensino Médio completo.

O curso de Sommelier tem uma carga horária mínima de 160 horas e as inscrições podem ser feitas pelo site Pronatec Copa. Depois de se inscrever, o candidato deve ficar atento aos comunicados que receberá por email em casos de pré-matrícula.

A profissão de Sommelier de vinhos

Sommelier de vinhos é profissional capacitado para aconselhar a escolha das melhores bebidas. Além de orientar os clientes, ele também realiza a seleção dos vinhos de acordo com as características, contribui com a divulgação das bebidas e organiza as adegas.

O Sommelier apresenta o vinho aos clientes, cuida da adega e elabora a carta de bebidas. (Foto: Divulgação)

O especialista em vinhos está apto para cuidar da compra, armazenamento e rotação de adegas. Ele também pode colocar em prática os seus conhecimentos para elaborar cartas de vinho, descrevendo os sabores e especificando a origem de cada bebida.

A profissão de Sommelier foi regulamentada o ano passado no Brasil, proporcionando reconhecimento e novas oportunidades aos trabalhadores que exercem a função no mercado de trabalho. De acordo com a lei que entrou em vigor, os serviços especializados do Sommelier podem ser prestados em eventos de gastronomia, exportadoras, adegas, restaurantes, companhias aéreas, cruzeiros, supermercados, hotéis, entre muitos outros estabelecimentos.

Embora a profissão tenha sido regulamentada recentemente, a degustação de vinhos é um ofício antigo. Acredita-se que a prática surgiu na Idade Média, quando os reis contratavam degustadores para comprovar a pureza de uma bebida e a ausência de veneno.

Leia mais: Curso de Sommelier em SP

Add a Comment