Curso online gratuito de Conscientização do Trânsito

O trânsito é uma área de perigo, tanto dentro das cidades como nas estradas. Quando a legislação não é respeitada, aumentam as chances de acidentes, envolvendo carros, bicicletas, ônibus, motos, caminhões e até mesmo pedestres.

O Brasil é o 5º país mais violento no trânsito em todo o mundo. (Foto:Divulgação)

A violência no trânsito é uma das principais causas de morte no país. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, o Brasil é o 5º país mais violento no trânsito em todo o mundo. Dados do DPVAT mostram ainda que os acidentes são responsáveis por 150 mortes por dia em todo o país.

De todos os acidentes de trânsito que acontecem no Brasil, 90% ocorrem por imprudência. Desta forma, é essencial que os jovens busquem conhecimentos sobre as leis para que não cometam irregularidades.

EVESP tem curso de Conscientização do Trânsito

A Escola Virtual de Programas Educacionais de São Paulo (EVESP) oferece curso online e gratuito de Conscientização no Trânsito. A formação, que tem uma carga horária de 40 horas, faz parte da Campanha Trânsito Consciente proposta pela Polícia Militar do Estado de São Paulo.

O curso online de Conscientização do Trânsito é interativo e aborda diferentes temas, como legislação, primeiros socorros e direção defensiva. Todo o conteúdo tem como objetivo reforçar a prática de uma circulação mais segura.

Para desenvolver o curso, a Escola Virtual procurou trabalhar com três tipos de linguagem: infantil (para crianças de até 12 anos), adolescente (de 13 a 17 anos) e Adulto (pessoas com mais de 18 anos).

O curso faz parte de uma campanha da Polícia Militar de São Paulo. (Foto:Divulgação)

O conteúdo voltado para crianças é mais lúdico, bem ilustrado e usa termos mais simples para explicar os temas. Já o curso para adolescentes é um pouco mais desenvolvido e coerente com o perfil do jovem. Por fim, as aulas para adultos são bem focadas na legislação e nas instruções para dirigir de forma segura.

O curso de Conscientização do Trânsito não é uma exclusividade para alunos da rede estadual de ensino. Todas as pessoas podem se inscrever e participar das aulas.

Através do curso online e gratuito, a campanha da PM de São Paulo espera reduzir o número de mortes e lesões causadas por acidentes de trânsito. Há um forte compromisso em mudar valores, comportamentos e atitudes dos participantes.

Inscrições para o curso de Conscientização do Trânsito

O formulário de inscrição se encontra no site Trânsito PM. (Foto:Divulgação)

Para se inscrever no curso de Conscientização do Trânsito é muito simples, basta acessar o site EVESP, clicar no botão “cursos” e selecionar a formação. Na página seguinte, o usuário escolhe entre três opções: criança, adolescente ou adulto. Ele será direcionado para o site Trânsito PM, no qual precisa preencher um formulário para ter acesso ao conteúdo do curso.

Com o formulário preenchido, o usuário recebe um email com instruções para completar a inscrição. O curso ficará disponível para acesso durante 40 dias e gera certificado.

Acesse o portal EVESP agora mesmo.

Add a Comment