Curso para Professores Gratuito

O curso para professores gratuito é uma ótima oportunidade para os docentes que desejam melhorar a formação e dar aulas com mais conhecimentos pedagógicos. Nos últimos anos, o governo tem estimulado a qualificação de professores, além do que a internet também tem ampliado as possibilidades de aprendizagem.

Curso para Professores Gratuito. (Foto: Divulgação)

O professor é um profissional muito importante na vida de qualquer cidadão. Ele é responsável por transmitir os conceitos e desenvolver competências nos alunos. Para que a educação no Brasil apresente melhorias, esta categoria profissional precisa ser estimulada pelo governo e também deve buscar sempre novas formas de atualização.

Leia mais: Curso de Pedagogia a distância gratuito

Onde encontrar curso para professores gratuito?

Confira a seguir algumas opções de curso para professores gratuito:

Plataforma Freire                           

O Governo Federal, em 2009, lançou um programa para beneficiar a educação brasileira, tendo como principal objetivo a capacitação de professores que já atuam nas escolas públicas. Graças à parceria com mais de 70 universidades, cursos de licenciatura estão sendo promovidos por meio do sistema EAD.

A educação a distância é favorável aos cursos grátis para professores porque oferece flexibilidade de horários e reconhece o ritmo de cada participante no processo de aprendizagem. A qualificação para docentes só foi possível devido à parceria entre o Ministério da Educação (MEC) com as Instituições Públicas de Educação Superior (IPES). Juntos, eles lançaram na internet o site Plataforma Freire.

A Plataforma Freire é uma boa opção para professores. (Foto: Divulgação)

Os cursos gratuitos para professores, que são oferecidos de forma presencial, semipresencial e à distância, estão divididos em três categorias: formação inicial, formação continuada e especialização. Cabe ao docente escolher o curso que melhor se enquadra nas suas necessidades profissionais. Entre as universidades públicas inseridas no programa, destacam-se UNESP, Unicamp e USP.

Para conhecer melhor a qualificação para docentes, vale à pena acessar o site Plataforma Freire.

Universidade Aberta do Brasil – UAB

A Universidade Aberta do Brasil oferece cursos à distância para professores, ou seja, opções de licenciatura e especializações/aperfeiçoamentos na área de educação. A UAB tem um leque de opções para se capacitar, como Ensino de Sociologia, Educação Tecnológica, Ensino de Matemática, Ensino para Jovens e Adultos, Educação Especial, entre outros. O projeto tem convênio com as principais universidades públicas do país e promove os cursos na modalidade semipresencial.

Experimente os cursos online gratuitos de educação. (Foto: Divulgação)

Prime Cursos

Na internet, é possível encontrar vários sites que oferecem cursos online para professores, como é o caso do Prime Cursos. Na página, há uma categoria especialmente reservada para Educação, na qual é possível encontrar cursos de Introdução a Psicopedagogia, Educação Especial, Alfabetização e Letramento, Noções de Psicologia da Aprendizagem, Coordenação Pedagógica, LIBRAS Básico, entre outros. Todas as opções de capacitação são aprovadas pela Associação Brasileira de Educação à Distância.

O curso para professores gratuito é a chance que você procurava para se tornar um profissional atualizado e mais preparado para os desafios da área de educação. Bons estudos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *