Curso Profissionalizante Para Carpinteiro

A profissão de carpinteiro é considerada uma das mais antigas do mundo, sendo caracterizada pelo trabalho artesanal com a madeira. O ofício requer habilidade para lidar com as ferramentas básicas e bom gosto para dar forma aos itens mobiliários. Apesar do progresso da indústria moveleira, os carpinteiros ainda encontram espaço para atuar no mercado de trabalho.

Os profissionais formados na área de carpintaria precisam conhecer todos os tipos de madeira, quais as vantagens e desvantagens de cada espécie para a confecção de móveis. Além da criatividade e bom gosto para desenvolver o design dos produtos, o carpinteiro também precisa colocar esforço físico nas suas funções do dia-a-dia.

Além de confeccionar móveis artesanalmente, o carpinteiro tem encontrado um mercado promissor na área de construção civil. Desse modo, o profissional cria elementos de madeira fundamentais para obras (assoalhos, escadas, portas e esquadrias). Antigamente não havia cursos de capacitação para carpinteiro, o ofício era transmitido de pai para filho dentro da família. No entanto, essa realidade foi modificada e já existem cursos apropriados para a função.

O SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) é uma instituição pública de ensino profissionalizante que prepara os brasileiros para as necessidades do mercado de trabalho. A escola técnica possui em sua programação o curso técnico de marcenaria e carpintaria, uma formação ideal para quem deseja trabalhar com madeira.

O carpinteiro formado pelo Senai aprende a manusear equipamentos com segurança, conhece as principais ferramentas para seu trabalho, interpreta desenhos técnicos e passa a conhecer as tendências do mercado moveleiro. O ensino de técnicas para acabamento dos móveis também faz parte da grade curricular do curso de aprendizagem.

Várias unidades do Senai apresentam o curso profissionalizante de carpintaria, este disponível na modalidade de aprendizagem e integrante da área de “Madeira e Mobiliário”. O marceneiro ou carpinteiro terá uma base consistente para desempenhar trabalho e a formação do Senai abre muitas oportunidades para construir uma carreira de sucesso.

O curso exclusivo de carpintaria do Senai é promovido nas unidades de Rio Branco (AC), Juiz de Fora (MG), Ouro Preto (MG), entre outros. Lembrando que a formação pela escola técnica é gratuita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *