Curso Técnico em Agropecuária

Conheça tudo a respeito do Curso Técnico em Agropecuária, uma habilitação que prepara profissionais para trabalhar em agroindústrias, fazendas e empresas de assistência técnica na área. Várias instituições públicas e privadas oferecem o curso no Brasil, principalmente por causa do crescimento do agronegócio.

Curso Técnico em Agropecuária. (Foto: Divulgação)

O técnico em agropecuária é responsável por planejar, executar e acompanhar os projetos agropecuários. Ele tem condições de administrar empresas rurais, implantar tecnologias sustentáveis, trabalhar com o manejo de animais, auxiliar inseminação artificial de gado, fiscalizar produtos de origem vegetal, fazer levantamentos topográficos, prestar assistência técnica, entre outras atividades.

As empresas agropecuárias e agroindustriais são as principais empregadoras do técnico em agropecuária. O profissional também encontra oportunidades de trabalho em coorporativas, consultorias, instituições públicas e empresas de assistência técnica. O salário varia de acordo com a região do país, mas média nacional é de R$1.506,37.

Veja também: Cursos de Agropecuária a Distância Gratuito

Curso Técnico em Agropecuária

Os alunos aprendem a trabalhar com agricultura e pecuária. (Foto: Divulgação)

O Curso Técnico em Agropecuária abrange diferentes temas através do seu conteúdo programático, incluindo: desenho e construções rurais, máquinas agrícolas, topografia, administração rural, manejo de pragas, irrigação e drenagem, culturas anuais, produtos agroindustriais, agroecologia, criação de animais, fruticultura e silvicultura.

Além de aprender os conhecimentos teóricos em sala de aula, os alunos também realizam atividades práticas no campo e visitas técnicas em agroindústrias.

Onde fazer Curso Técnico em Agropecuária?

O manejo de animais é um dos temas do curso. (Foto: Divulgação)

Escola Técnica Centro Paula Souza (ETEC)

A ETEC se destaca como uma das principais instituições que oferecem o curso técnico de agropecuária no estado de São Paulo. Para garantir uma vaga gratuita, é preciso ser aprovado no Vestibulinho, um processo seletivo aplicado semestralmente.

O Centro Paula Souza realiza o curso de técnico em agropecuária nas unidades de Adamantina, Cabrália Paulista, Cerqueira César, Cândido Mota, Dracena, Franca, Igarapava, Itapetininga, Jacareí, Jales, Jaú, Miguelópolis, Paraguaçu Paulista, Penápolis, Presidente Prudente, Quatá, Santa Cruz do Rio Pardo, Taquarivaí e Vera Cruz.

Instituto Federal de Brasília (IFB)

Com o objetivo de formar profissionais qualificados para trabalhar no campo, o IFB passou a oferecer o curso de técnico em agropecuária.  A formação dura três semestres e totaliza uma carga horária de 1248h. As vagas, disponíveis nos turnos matutino e vespertino, se encontram no Campus Planaltina, que fica na Rodovia DF 128, Km 21.

O técnico tem condições de administrar propriedades rurais. (Foto: Divulgação)

TECPUC                                                                                                       

A TECPUC, escola técnica da Pontifícia Universidade Católica, oferece o curso particular de técnico em agropecuária em Curitiba. A carga horária é de 1200 horas.

O seu futuro profissional pode estar no agronegócio. Faça o Curso Técnico em Agropecuária e dê o primeiro passo na sua carreira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *