Curso Técnico em Cerâmica

Que tal fazer o curso técnico em Cerâmica? Essa formação técnica, oferecida por várias instituições pelo Brasil afora, habilita profissionais para trabalhar na produção de peças cerâmicas, seguindo as normas técnicas e de segurança. Leia a matéria e confira mais detalhes sobre as oportunidades.

Curso Técnico em Cerâmica. Foto: Ilustrativa.

A cerâmica é um material que aos poucos começa a invadir o setor industrial, deixando um pouco de lado a sua ligação com o artesanato tradicional. As técnicas para a produção cerâmica se modernizam, influenciadas por tecnologias inovadoras.

O trabalho artesanal com cerâmica é muito valorizado no nordeste do país, as pessoas conquistam a renda mensal com a criação de utensílios domésticos de barro e outras peças. Muitos artesãos aprendem com os conhecimentos passados de geração para geração, já outros buscam cursos para se profissionalizar na área. Há, inclusive, cursos que são focados nas necessidades da indústria de revestimentos cerâmicos.

Leia mais: Curso de Cerâmica Gratuito

☰ CONTEÚDO

Curso Técnico em Cerâmica

O técnico em cerâmica irá operar as linhas de produção, utilizar máquinas, equipamentos, instrumentos, matérias-primas, além de insumos na indústria cerâmica.

Este profissional irá planejar, colaborar e supervisionar as etapas de produção de cerâmica, vidros, argamassas, corantes, cimento, tintas, inspecionar os produtos, realizar testes e ter outras funções.

O técnico aprende a lidar com todas as etapas da produção de produtos cerâmicos. Foto: Ilustrativa.

Este curso técnico tem duração média de 1200 horas/aula e o aluno aprenderá temas como: desenvolvimento de produtos, design, materiais e matérias-primas cerâmicas, mineralogia, processos de fabricação, ensaios cerâmicos e outros.

Este profissional quando formado, irá atuar em mineradoras, institutos de pesquisa, indústrias de cerâmica e outros locais.

Veja também: SENAI-SC: Cursos gratuitos regulares

Separamos algumas opções de Curso Técnico em Cerâmica. Confira:

CEFET-MA

O CEFET-MA (Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão) já promoveu cursos voltados para a produção de cerâmica, uma manifestação do Programa Cultura Viva. A oportunidade de se profissionalizar fez um grande sucesso entre os artesãos, que aprenderam novas técnicas através das aulas grátis de cerâmica.

SENAI-SC

O Senai se empenha na formação de profissionais para trabalhar na indústria de cerâmica. Foto: Ilustrativa.

O curso técnico em cerâmica Senai é promovido em Criciúma, Santa Catarina. A formação visa executar atividades em laboratórios, normas técnicas de segurança e preservação ambiental. Constituído por quatro módulos, o curso tem duração de dois anos e traz no seu conteúdo programático temas como Química Aplicada, Desenho Gráfico Cerâmico, Processos de Fabricação Cerâmica e Gestão de Processos Cerâmicos. Os alunos que se formam nesse curso profissionalizante, podem fazer estágio nas indústrias que pertencem ao setor ceramista.

UNESC

Existem cursos que são voltados mais para o trabalho artesanal. Foto: Ilustrativa.

Caso você procure uma formação mais avançada e moderna, vale a pena conhecer o curso de tecnologia em cerâmica da UNESC (Universidade do Extremo Sul Catarinense), responsável por habilitar profissionais capacitados para a área. Esse curso integra a modalidade de graduação, sendo formado por sete semestres. Conhecer novas tecnologias para aprimorar o trabalho é o principal objetivo da formação. Esse curso profissional de cerâmica SC é um dos melhores do estado e reconhecido nacionalmente. Para estudar de graça na faculdade, avalie as condições de bolsa de estudos.

Saiba mais: Curso de Cerâmica Gratuito SP

O Curso Técnico em Cerâmica representa uma excelente oportunidade para se desenvolver profissionalmente e encontrar uma vaga no mercado de trabalho. Você também poderá fazer peças para sua própria casa ou ainda abrir seu próprio negócio. Continue acompanhando as publicações do Mundo das Tribos, pois temos mas dicas de educação profissional que combinam com o seu perfil.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *