Cursos a distância: dicas para ter bom desempenho

Em nossa tão conturbada rotina é comum nos depararmos com pessoas que não dispõem de tempo para continuarem seus estudos. Por isso, para garantirem melhores oportunidades no mercado de trabalho, muitas delas optam por realizarem um curso à distância.

Saiba como se organizar a fim de obter um bom desempenho em um curso EAD

Todavia, pelo fato de não nos encontrarmos pessoalmente com os colegas e professores, a ideia que se tem é que o curso à distância é mais fácil e com menos comprometimento, porém aí vem o engano: além de exigir o mesmo que uma faculdade presencial, estudar nesta modalidade requere muita disciplina e seriedade – leia mais sobre os cursos superiores à distância e fique por dentro do assunto.

Desta forma, antes de começar seus estudos, aplique em sua rotina algumas dicas para ter um bom desempenho em cursos à distância e assim garanta hábitos mais saudáveis :

Discernimento

Ao iniciarem os estudos, muitos alunos o fazem com uma mentalidade primitiva, semelhante àquela a que se adotava no ensino médio: cópias, trabalhos feitos por outros, faltas, etc., jamais serão justificativas para acreditar que você merece se formar no ofício escolhido.

Seja responsável por tudo aquilo que você deve fazer

Portanto torna-se extremamente essencial saber utilizar o discernimento, a fim de trabalhar em função de sua necessidade. Se a pessoa deseja estar apta à desempenhar tal ou qual função, deve passar por todas as etapas do aprendizado e jamais ignorá-las, visto que uma oportunidade hoje perdida é perdida para sempre.

Administração do tempo

Para ter um bom desempenho em um curso à distância, o indivíduo deve ser exigente quanto à administração de seu tempo. Assim, se torna essencial a imposição de regras, que devem ser seguidas à risca.

Seja rigoroso quanto às regras de estudos

Deste modo, separe na semana os horários em que você poderá efetuar seus estudos: recomenda-se que o aluno estude por no mínimo 2 horas diárias as disciplinas ofertadas pela instituição. Lembre-se de jamais deixar as suas tarefas acumularem, pois posteriormente sua resolução será mais difícil e trabalhosa.

Autodidatismo

O estudante de um curso à distância deve ser um aspirante de um aprendizado verdadeiro e eficiente. Para isso, pesquisas, buscas e o esclarecimento das possíveis dúvidas devem ser feitos com urgência e máxima prioridade.

Seja autodidata com seus estudos

Tenha em mente que toda e qualquer aquisião de conhecimento, dependerá só e unicamente de você – portanto, o esforço para obter autonomia nos estudos será sempre bem vindo.

Confira também

Dicas para evitar atrasos

Como fazer bons trabalhos escolares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *