Cursos de capacitação profissional gratuitos 2016

Os cursos de capacitação profissional gratuitos 2016 representam uma ótima forma de tornar o currículo mais interessante e aumentar as chances no mercado de trabalho. Leia a matéria e veja iniciativas que investem na qualificação sem qualquer tipo de custo.

Ao fazer uma capacitação profissional, as chances de conseguir um emprego aumentam. (Foto Ilustrativa)
Ao fazer uma capacitação profissional, as chances de conseguir um emprego aumentam. (Foto Ilustrativa)

Cursos de capacitação profissional gratuitos 2016

Veja a seguir 4 formas de fazer capacitação profissional gratuita em 2016:

Senac PSG

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) é uma das principais instituições de educação profissional do país. O seu objetivo consiste em promover cursos de qualidade, a fim de capacitar pessoas para o comércio de bens, serviços e turismo.

O Senac normalmente promove cursos profissionalizantes pagos, mas também trabalha com bolsas de estudo. Através do Programa Senac de Gratuidade (PSG) são ofertadas vagas gratuitas, que contribuem com a formação de pessoas de baixa renda (que recebem até 2 salários mínimos).

O Senac distribui bolsas de estudo para cursos técnicos e livres. (Foto Ilustrativa)
O Senac distribui bolsas de estudo para cursos técnicos e livres. (Foto Ilustrativa)

Para participar do processo seletivo PSG, os interessados devem verificar a disponibilidade de vagas gratuitas no estado. Depois, é preciso providenciar a documentação necessária, como o comprovante de renda. O Senac distribui suas bolsas de estudo principalmente para trabalhadores e estudantes.

Via Rápida Emprego

As pessoas que moram no estado de São Paulo podem participar do Via Rápida Emprego. Esse programa promove cursos profissionalizantes gratuitos em diferentes áreas. Essa lista inclui agente de turismo, almoxarife, auxiliar administrativo, auxiliar de cozinha, carpinteiro, chapeiro, encanador, operador de caixa, operador de empilhadeira, organizador de eventos, entre outros.

Para conferir as oportunidades do programa, basta acessar o site www.viarapida.sp.gov.br, escolher o item “Cursos” e pesquisar as capacitações profissionais disponíveis de acordo com o seu município. Depois de escolher o curso, clique no botão “Inscreva-se” e preencha o formulário de cadastro.

Maranhão Profissional

O Governo do Maranhão tem o seu próprio programa de educação profissional, que oferece cursos gratuitos em diferentes áreas. A iniciativa procura não só qualificar a mão-de-obra, mas também facilitar a busca por emprego. Várias cidades são beneficiadas pelo Maranhão Profissional, como Imperatriz, Carolina, Barra do Corda, Pinheiro, Santa Inês e São Luis.

Pronatec

O Pronatec oferece oportunidades em todo o Brasil. (Foto Ilustrativa)
O Pronatec oferece oportunidades em todo o Brasil. (Foto Ilustrativa)

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) é uma iniciativa do Governo Federal, que existe desde 2011 com o intuito de qualificar brasileiros gratuitamente. O programa está presente em todo o país, oferecendo vagas para cursos de qualificação profissional e ensino técnico. Para o ano de 2016, o MEC informou que serão abertas cerca de 2 milhões de oportunidades.

O Pronatec 2016 vai funcionar como nos anos anteriores, ou seja, fazendo parceria com SENAI, SENAR, SENAC, escolas técnicas, institutos federais e até mesmo instituições particulares de ensino.

E aí? Você conhece outras oportunidades de cursos de capacitação profissional gratuitos 2016? Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *