Cursos Federais Gratuitos

    28 de setembro de 2016

    Os cursos federais, como o próprio nome já indica, são cursos aplicados em todo o país. O governo brasileiro vem ofertando alguns cursos com o passar dos anos. Cada um dos cursos é direcionado para determinadas profissões e áreas de atuação, ou ainda cursos profissionalizantes. O Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) é um projeto do governo federal que disponibiliza de tempos em tempos cursos para alguns profissionais.

    Anúncios

    Os cursos gratuitos podem ser à distância (Foto: Divulgação)

    Confira também: Pronatec Ifap, cursos gratuitos Amapá 2012

    Anúncios

    Cursos gratuitos de Segurança Pública: inscrições

    Em 2012, as vagas do Pronasci disponibilizadas pelo próximo ciclo de cursos terá inscrições abertas entre os dias de 16 e 20 agosto. Caso o limite de 200 mil vagas não seja atingido na primeira etapa das inscrições, o aluno já cadastrado poderá solicitar inscrição em mais um dos cursos gratuitos, até o limite previsto de vagas. para mais informações acesse o site Pronasci.

    Cursos gratuitos Federais: Ponatec

    Os cursos gratuitos oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), que é um programa do Governo Federal que tem parcerias com instituições de ensino em todo o país, tem como foco áreas que crescerão por conta da Copa do Mundo de Futebol.

    Saiba mais sobre: Escola Agrotécnica Federal, Cursos Gratuitos

    Anúncios

    Alguns dos cursos gratuitos promovidos pelo projeto são: agente de viagens, agente de informações turísticas, atendente de lanchonete, auxiliar de confeitaria, auxiliar de cozinha, auxiliar em hospedagem, auxiliar de garçom, bartender, camareira, chapista, churrasqueiro, auxiliar de agência de viagens, guia de turismo, copeiro, masseiro, mensageiro, cozinheiro, mestre de cerimônias, monitor de recreação, monitor ambiental, organizador de eventos, confeiteiro, salgadeiro, pizzaiolo, padeiro, recepcionista, sommelier e sushiman.

    As vagas em qualificações grátis foram disponibilizadas pelo Pronatec, que pretende ofertar 240 mil oportunidades, sendo 40 mil por semestre, por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

    Para mais informações sobre inscrições e vagas acesse: www.pronateccopa.turismo.gov.br.

    O Pronatec é um programa do Governo Federal de cursos gratuitos (Foto: Divulgação)

    Universidades Federais: cursos federais

    Você também encontra cursos gratuitos de diferentes níveis em instituições de ensino. As universidades federais do Brasil oferecem cursos de graduação à distancia totalmente. Para maiores informações basta acessar o site de cada universidade federal e conferir todos os cursos disponíveis. Alguns são na modalidade presencial e outros à distância.

    Anúncios

    Outros artigos

    Cursos técnicos IFPB 2013: inscrições

    3 de setembro de 2012

    Cursos técnicos IFPB 2013: inscrições

    O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) está com inscrições abertas para cursos técnicos gratuitos a partir desta segunda-feira (3). ...

    Curso de Meio Ambiente Gratuito

    17 de março de 2010

    Curso de Meio Ambiente Gratuito

    O curso de meio ambiente é oferecido pelas instituições de ensino em diversas modalidades, procurando contribuir com a capacitação profissional das pessoas. Essa...