Cursos gratuitos a distância Harvard e MIT

Ainda em 2012, estudantes de todo o mundo poderão frequentar cursos online gratuitos de duas grandes universidades norte-americanas

Duas das instituições de Ensino Superior mais conceituadas do mundo, a Universidade de Harvard e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), ambos localizados em Cambridge, nos Estados Unidos, se uniram para a criação de uma nova plataforma online, através da qual serão oferecidos vários cursos gratuitos ministrados a distância, possibilitando a estudantes de diversos países obterem certificados bastante valorizados.

O mais interessante dessa parceria, cujo investimento gira em torno dos US$ 30 milhões, o equivalente a mais de R$ 57 milhões, levando-se em conta a cotação do dólar em 3 de maio de 2012, é que as duas universidades sempre foram rivais, tanto no desenvolvimento de pesquisas acadêmicas quanto entre os professores e alunos.

Leia mais: Cursos online gratuitos em universidades dos EUA

Como vai funcionar

A Universidade de Harvard é considerada uma das melhores do mundo

A nova plataforma de cursos gratuitos a distância Harvard e MIT foi batizada de “edX” e tem a pretensão de oferecer mais recursos que as aulas virtuais que aconteciam até o momento, nas quais o aluno apenas assistia aos vídeos e tinha poucas possibilidade de interagir com os professores e outros colegas. Para tanto, as duas universidades irão oferecer uma nova experiência interativa, conforme afirmaram os diretores das instituições, que se tornará uma ótima fonte de pesquisas e aprendizagem, servindo como inspiração para estudantes e professores de todo o mundo.

A plataforma terá laboratórios online, grupos de discussão, criação de conteúdos colaborativos, ao estilo da Wikipédia, e ferramenta de avaliação da aprendizagem do estudante, entre outras funcionalidades que estarão à disposição dos participantes. Para obter o certificado de conclusão dos cursos, os alunos terão que demonstrar a sua compreensão e o domínio sobre o tema do curso.

A expectativa é de que outras instituições de ensino também participem do edX, que foi construído a partir de um software livre, permitindo que qualquer pesquisador ou desenvolvedor acrescente novas ferramentas.

Confira também: Cursos a distância: dicas para ter bom desempenho

Quando começam as aulas

O MIT (Massachusetts Institute of Technology) também é uma das principais referências em instituições de Ensino Superior de todo o mundo

Os cursos gratuitos a distância Harvard e MIT devem começar a ser oferecidos a partir do mês de setembro de 2012, beneficiando a milhares de estudantes de todo o mundo que sempre tiveram o sonho de estudar em uma dessas instituições e que agora poderão se inscrever e participar das aulas simultaneamente.

As inscrições para estudar a distância através da plataforma edX devem ser abertas em breve. Maiores informações você confere no site www.edxonline.org.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *