Cursos gratuitos Bahia: educacao.ba.gov.br

A Copa do Mundo de Futebol exigirá uma demanada de profissionais que o Brasil vai qualificar (Foto: Divulgação)

Por causa da alta demanda gerada pela Copa do Mundo 2014, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia vai promover, ainda nesse primeiro semestre de 2012, o curso Técnico em Esporte e Lazer, no formato de articulação Proeja/Médio. A  qualificação  será voltada para ex-atletas do futebol, atendendo assim,  um pedido da Associação de Garantia ao Atleta Profissional do Estado da Bahia (AGAP) e da Secretaria para Assuntos da Copa Do Mundo FIFA 2014 (Secopa). O intuito do programa é elevar o nível de conhecimento dos participantes, possibilitando assim uma qualificação e formação profissional para que supra e se beneficiem das demandas de trabalho relacionadas ao esporte, durante e após o evento esportivo.

O curso, com início previsto para fevereiro, funcionará como um experimento, tendo no começo 30 estudantes. O projeto pretende expandir a iniciativa para outros esportes, não ficando restrito apenas ao futebol. Um dos motivos que incentivou a disseminação da iniciativa, foi que muitos atletas abandonaram o estudo em virtude de suas carreiras, o que dificultou a conquista de um trabalho depois que pararam de atuar como um profissional da área do esporte.

Inicialmente o programa atenderá ex-atletas do futebol (Foto: Divulgação)

A Secopa oferecerá no decorrer das aulas um adicional de conhecimento técnico, que vai além do mundo da bola, promovendo um treinamento para que os profissionais aprendam mais sobre áreas da hotelaria e turismo, mas com um diferencial, as funções serão exercidas durante a Copa do Mundo de Futebol. Por exemplo, o evento exige uma recepção para os atletas de outros países, para isso é necessário uma equipe que os acompanhe, os estudantes terão todo suporte para trabalhar nessa função durante o evento esportivo.

O programa deve sair do campo e invadir outros espaços (Foto: Divulgação)

Além de dar uma oportunidade de recolocação no mercado de trabalho, a qualificação por meio do projeto irá trazer de volta a certeza de que é possível conquistar dignidade através do trabalho, já que alguns ex-atletas estão fora do mercado de trabalho, passando por problemas financeiros, dependendo da ajuda de amigos e familiares. A data correta e o meio de inscrição para participar dos cursos não foram divulgados. Para informações sobre cursos técnicos gratuitos na Bahia, acesse educacao.ba.gov.br.

Add a Comment