Cursos gratuitos FAETEC 2014: inscrições, saiba mais

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, abriu inscrições para o seu primeiro processo seletivo de 2014, que tem uma oferta de 123.687 vagas em 191 cursos de qualificação profissional gratuitos.

A FAETEC está oferecendo mais de 120.000 vagas em cursos de qualificação profissional no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)

As oportunidades, distribuídas pelas 110 unidades da FAETEC em todo o estado, são destinadas a quaisquer pessoas interessadas em obter qualificação profissional, como os jovens em busca do primeiro emprego, participando de cursos gratuitos e de qualidade, para ingressar no mercado de trabalho.

Através dos cursos profissionalizantes da FAETEC, que têm duração variando de 12 a 20 semanas, em média, exceto a habilitação “NR-10 Segurança em Instalações e Serviços com Qualidade”, cuja duração é de um mês, os participantes podem se qualificar para as mais variadas áreas.

Entre os cursos gratuitos da FAETEC 2014, há milhares de vagas em habilitações que poderão qualificar interessados em trabalhar nos grandes eventos que acontecerão no país nos próximos anos, a Copa do Mundo 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, como os cursos de idioma (inglês, espanhol e francês), agente de informações turísticas, garçom e camareiro em meios de hospedagem.

Requisitos

Há cursos para as mais variadas áreas, como a habilitação de garçom (Foto: Divulgação)

Para se candidatar às vagas oferecidas nos cursos grátis FAETEC 2014, nas modalidades de Formação Inicial e Continuada ou Qualificação Profissional, os interessados devem cumprir alguns requisitos básicos, como ter concluído o ensino fundamental.

Já com relação à idade mínima, ela pode variar de 14 a 18 anos, dependendo do curso escolhido, lembrando que a instituição oferece cursos gratuitos nas áreas de idiomas, informática, soldador, bombeiro hidráulico, auxiliar de cozinha, cozinheiro e pedreiro, entre outras, além de vagas para atividades artístico-culturais e físico-esportivas.

Inscrições

Os cursos de informática e idiomas também estão entre os mais procurados (Foto: Divulgação)

As inscrições para os cursos gratuitos de qualificação profissional FAETEC 2014 podem ser feitas até o dia 4 de fevereiro, através do site www.faetec.rj.gov.br, no link do processo seletivo para os cursos FIC ou qualificação profissional. Ao entrar na página, é só aceitar o “Termo de compromisso” e clicar em “Iniciar Cadastro”.

Para aqueles que não têm acesso à internet, basta comparece a um dos 92 polos da FAETEC Digital distribuídos pelo estado do Rio de Janeiro (confira os endereços no site). Outro detalhe importante é que cada candidato pode escolher até dois cursos diferentes, sendo um deles de idiomas ou informática.

O processo de seleção dos alunos consistirá em sorteio público, programado para o dia 6 de fevereiro, com o resultado sendo divulgado no dia seguinte. Os candidatos sorteados terão entre os dias 7 e 11 de fevereiro para efetivar a matrícula. As aulas devem começar em 10 de março.

Add a Comment