Cursos Gratuitos Para Desempregados – SENAI

Os Cursos Gratuitos Para Desempregados – SENAI aumentam as chances de voltar ao mercado de trabalho e conquistar uma boa vaga de emprego. A entidade prepara profissionais para trabalhar na indústria, investindo tanto na qualificação básica como também no aperfeiçoamento profissional.

Cursos Gratuitos Para Desempregados - SENAI. (Foto: Divulgação)

Segundo informações do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a taxa de desemprego no Brasil foi de 6,8% no segundo trimestre de 2014, ficando um pouco abaixo do percentual do primeiro trimestre, que foi de 7,1%. Embora o cenário esteja melhorando, o número de trabalhadores desempregados ainda é um problema preocupante.

Com o objetivo de estimular a geração de emprego, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) tem apostado em uma oferta de cursos gratuitos. Há oportunidades para quem está em busca da primeira oportunidade de trabalho e também para quem deseja se requalificar para aumentar as chances no mundo do trabalho.

Leia mais: Cursos técnicos gratuitos SENAI SP 2015

Cursos Gratuitos Para Desempregados – SENAI

O Senai prepara profissionais para trabalhar nas indústrias. (Foto: Divulgação)

O Senai existe desde 1942, sendo uma instituição especializada em educação profissional para a indústria. Os cursos abrangem 28 áreas industriais e estão presentes em todo o país, com o propósito de preparar a mão de obra de qualidade para o setor produtivo.

Os cursos voltados para o setor industrial estão aquecendo o mercado de trabalho. De acordo com informações de Rafael Lucchesi, diretor-geral do Senai, há uma estimativa de que a indústria brasileira vai gerar 1,1 milhão de empregos de nível técnico e média qualificação nos próximos três anos. A instituição também está se deparando com a necessidade de qualificar 6,1 milhão de trabalhadores para acompanhar os avanços tecnológicos das empresas industriais.

Um curso do Senai aumenta a renda dos trabalhadores em 24%. (Foto: Divulgação)

Fazer um curso profissionalizante do Senai é algo extremamente vantajoso para  a carreira. Um estudo realizado pelo próprio Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial revelou que o diploma da instituição aumenta a renda dos trabalhadores em 24%. Das pessoas que fazem cursos técnicos no Senai, 72% conseguem encontrar emprego no primeiro ano após a formatura.

Confira a seguir algumas opções de Cursos Gratuitos Para Desempregados – SENAI:

Formação Inicial e Continuada (FIC)

Algumas pessoas não querem passar anos estudando para conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho. Pensando nisso, o Senai lançou a categoria de cursos de formação inicial e continuada, que possuem curta duração e apresentam os conhecimentos práticos básicos de diferentes profissões. Essa modalidade, com carga horária mínima de 160 horas, também é ótima para quem busca aperfeiçoamento. Nos últimos anos, o número de vagas gratuitas para cursos FIC cresceu graças ao Pronatec.

Os cursos reconhecem as necessidades de cada região. (Foto: Divulgação)

Cursos Técnicos

Os cursos técnicos do Senai duram, em média, dois anos e meio. Eles procuram capacitar os seus participantes para atuar no setor produtivo, desenvolvendo conhecimentos práticos e influenciados pelas novas tecnologias de cada segmento da indústria.

Você está interessado nos Cursos Gratuitos Para Desempregados – SENAI? Então procure o departamento regional do seu estado e confira mais detalhes sobre as oportunidades.

Add a Comment