Cursos gratuitos Pronatec turismo 2012

O Pronatec Copa está oferecendo 29 cursos voltados para o setor turístico. (Foto:Divulgação)

O Pronatec, em parceria com os Ministérios do Turismo e da Educação, está lançando vários cursos gratuitos que pretende preparar os profissionais brasileiros para a Copa do Mundo 2014, que será sediada no Brasil. Para participar de uma capacitação, é necessário se inscrever pelo site oficial do programa até o dia 16 de julho.

O Pronatec Copa pretende oferecer 240 mil vagas para cursos gratuitos até 2014. A iniciativa quer preparar os trabalhadores para atender com qualidade os visitantes do país, além de proporcionar novas oportunidades no mercado de trabalho.

Em virtude da Copa, o Ministério do Turismo está incentivando principalmente os cursos voltados para o setor turístico. O programa vai ofertar, a cada semestre, 40 mil vagas, valorizando 29 atividades diferentes. As pessoas interessadas em se profissionalizar pelo Pronatec Copa também terão a chance de optar pelos cursos de idiomas, aprendendo inglês, espanhol ou libras.

Para participar dos cursos Pronatec, os candidatos precisam atender aos pré-requisitos, como ter idade igual ou superior a 18 anos e residir numa das 12 cidades-sede da Copa ou em um dos 43 destinos turísticos selecionados pelo programa. A relação completa com os 117 municípios que oferecem a capacitação está disponível no site oficial do Pronatec Copa.

O programa, que visa capacitar à mão de obra para o setor turístico, fará a seleção de candidatos dando preferência aos trabalhadores que já atuam na área, aos portadores de deficiência e aos moradores das seis cidades-sede.

Saiba mais: Cursos Gratuitos Ministério Turismo 2012-2013

Cursos gratuitos oferecidos pelo Pronatec Copa

O curso gratuito de churrasqueiro é uma das possibilidades. (Foto:Divulgação)

Todos os cursos do Pronatec Copa são presenciais e possuem carga horária de em média 160 e 360 horas/aula. Confira a seguir a lista com os cursos gratuitos Pronatec Turismo 2012:

– Agente de informações turísticas;
– Agente de viagens.
– Auxiliar de agenciamento de viagens;
– Auxiliar de cozinha;
– Auxiliar de garçom;
– Auxiliar de confeitaria;
– Auxiliar de serviços de hospedagem;
– Atendente de lanchonete;
– Bartender;
– Camareira;
– Chapista;
– Churrasqueiro;
– Copeiro;
– Garçom básico;
– Cozinheiro industrial;
– Masseiro;
– Mestre de cerimônias;
– Mensageiro;
– Monitor ambiental;
– Monitor de recreação;
– Organizador de eventos;
– Padeiro;
– Padeiro e Confeiteiro;
– Pizzaiolo;
– Recepcionista de eventos;
– Recepcionista em meios de hospedagem;
– Salgadeiro;
– Sommelier;
– Sushiman.

Inscrição Pronatec Copa 2012

As inscrições para os cursos gratuitos de turismo podem ser feitas até 16 de julho. (Foto: Divulgação)

Para se inscrever no Pronatec Copa 2012, é necessário acessar o site oficial do programa e preencher um formulário online com dados pessoais. Após concluir o cadastro, o candidato precisa validar sua inscrição acessando um link que será enviado por email.

Caso o candidato seja incluso na lista de pré-matriculados, ele receberá um email do MEC, comunicando local e data para confirmar a matrícula do curso escolhido.

Veja também: Cursos Pronatec Copa – saiba como se inscrever

Acesse Pronatec Copa e inscreva-se. Para mais informações, entre em contato pelo telefone 0800 606 8484.

Add a Comment