Cursos Gratuitos Senai RJ 2016 Inscrições

Os cursos gratuitos Senai RJ 2016 inscrições é o que você está procurando? Então saiba que o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial oferecerá novas vagas gratuitas em suas escolas do Rio de Janeiro no próximo ano. O propósito é formar profissionais qualificados para as indústrias fluminenses.As inscrições para as mais diferentes modalidades já foram encerradas no final do ano passado, mais precisamente em setembro e outubro. Mas, para quem deseja estudar no módulo EAD, ainda dá tempo.

Cursos Gratuitos Senai RJ 2016 Inscrições (Foto: Divulgação)

Cursos Gratuitos Senai RJ 2016 Inscrições (Foto: Divulgação)

Cursos Gratuitos Senai RJ 2016 Inscrições

Se você deseja fazer um dos cursos gratuitos Senai RJ 2016 inscrições sua chance é agora. O SENAI RJ, integrante do sistema Firjan, capacita os cidadãos para trabalhar nas empresas industriais do estado há mais de 70 anos. Os cursos gratuitos são oferecidos nas modalidades de Formação Inicial e Continuada (FIC) e Ensino Técnico. A instituição também procura reconhecer a demanda de cada segmento da indústria para conceder as vagas.

As unidades Senai RJ estão presentes na Grande Rio e no interior do estado. Há escolas em São Gonçalo, Caxias, Angra dos Reis, Tijuca, Laranjeiras, Petrópolis, Friburgo, Barra Mansa, Resende, Três Rios, Petrópolis, Teresópolis, Volta Redonda, Macaé, entre outras regiões.

Fazer um curso gratuito no Senai Rio de Janeiro 2016 é vantajoso para qualquer profissional, afinal, estamos falando de uma instituição com credibilidade no setor industrial e que forma mão-de-obra de qualidade. Os alunos podem estudar em laboratórios de última geração e concluem a capacitação com emprego praticamente garantido. Uma pesquisa realizada pela instituição revelou que 97% das empresas preferem contratar profissionais com diploma do Senai.

Qualificações

Você terá a oportunidade de conhecer as oportunidades de qualificação que serão abertas para o próximo ano com cursos grátis RJ. Também irá descobrir como o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) contribuiu com a ampliação no número de vagas gratuitas no estado.

O Pronatec ampliou o número de vagas no Rio. (Foto: Divulgação)

Em 2014, o Senai RJ ofereceu 45 mil vagas para cursos gratuitos no Rio de Janeiro. As oportunidades foram concedidas através do Pronatec, um programa do Governo Federal que amplia o acesso a educação profissional e tecnológica.

Os cursos gratuitos são divididos de acordo com a modalidade. Acompanhe a seguir:

Cursos técnicos junto com o médio Senai RJ

Os estudantes do Rio de Janeiro podem adquirir uma formação técnica enquanto fazem o Ensino Médio. As vagas são para os cursos de Administração, Alimentos, Automação Industrial, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Informática, Logística, Mecânica, Petróleo e Gás, Segurança do trabalho, Metalurgia e Rede de Computadores, entre outros. As inscrições são realizadas através do site SEEDUC.

Há cursos técnicos integrados ao ensino médio e subsequente. (Foto: Divulgação)

Após o Ensino Médio, o estudante pode fazer um curso técnico para conseguir um bom emprego. O Senai RJ tem vagas para Automação Industrial, Eletrotécnica, Mecânica, Mecatrônica, Construção Naval e Segurança do Trabalho. As inscrições são abertas a cada semestre, no Sisutec.

Cursos de qualificação profissional Senai RJ

Ao longo do ano de 2016, o Pronatec Senai RJ promoverá cursos de qualificação profissional, conforme a disponibilidade de vagas gratuitas. A iniciativa capacita: ajudantes de obra, auxiliares de cozinha, costureiros, eletricistas, mecânicos, padeiros, pizzaiolos, ilustradores, soldadores, entre muitos outros profissionais. As inscrições podem ser realizadas online no site do Pronatec.

As vagas para cursos profissionalizantes são distribuídas durante o ano todo. (Foto: Divulgação)

Cursos de aprendizagem Senai RJ

O Senai Rio de Janeiro também tem trabalhado intensamento com os seus programas de aprendizagem industrial. Essa modalidade é voltada para jovens de 14 a 24 anos, que estão em busca do primeiro emprego e de experiência profissional. As vagas são abertas durante o ano, conforme a disponibilidade das escolas. Só podem participar da iniciativa os jovens que estão cursando o Ensino Fundamental e Médio, além do que eles precisam ser encaminhados pelas empresas responsáveis pela contratação.

Nesse ano de 2016, o Senai RJ espera oferecer 10 mil novas vagas. As oportunidades serão oferecidas nas unidades de Barra Mansa, Campos, Cinelândia, Benfica,Maracanã, Angra dos Reis, Barra do Piraí, Santa Cruz, São Gonçalo, Tijuca, Três Rios, Duque de Caxias, Macaé, Maracanã, Mendes, Niterói,Honório Gurgel, Itaguaí, Itaperuna, Jacarepaguá, Laranjeiras,  Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Pádua, Petrópolis, Resende, Valença, Vicente de Carvalho e Volta Redonda.

O Senai-RJ forma aprendizes nas mais diversas áreas. (Foto: Divulgação)

Entre os cursos gratuitos de aprendizagem Senai-RJ 2016, vale destacar: ajustador mecânico, animador digital, auxiliar de cozinha, auxiliar administrativo, desenhista mecânico, caldeiro, eletricista de obras, operador de processos químicos, padeiro, pintor de obras, operador de computador e encanador. As vagas são ofertadas conforme as necessidades das indústrias fluminenses.

Leia mais informações sobre: Cursos Gratuitos do Senai

Inscrições abertas cursos gratuitos Senai RJ 2016

O Senai Rio está com inscrições abertas para cursos gratuitos de qualificação à distância em todo o estado. São 2.969 vagas disponíveis, que contemplam 17 carreiras diferentes. O edital completo já está disponível no site oficial da instituição.

Para garantir uma vaga de qualificação profissional à distância, é preciso se enquadrar nos pré-requisitos. O candidato deve ter no mínimo 16 anos de idade, além do que deve estar cursando ou já ter concluído o 2º ano do ensino médio.

Para se inscrever nos cursos gratuitos Senai Rio é muito simples, basta acessar o site da FIRJAN e preencher um pequeno formulário de cadastro.Não é preciso pagar taxa para validar a inscrição. O processo seletivo consiste em uma prova online, composta por questões de múltipla escolha.

Os alunos terão que comparecer às aulas presenciais. (Foto: Divulgação)

Os alunos terão que comparecer às aulas presenciais. (Foto: Divulgação)

Através dessas novas vagas, o Senai Rio de Janeiro espera qualificar profissionais para as carreiras de operador de computador, montador e reparador de microcomputadores, mecânico de manutenção de motores ciclo Otto, auxiliar de eletricista predial, eletricista de automóveis, eletricista industrial, auxiliar de logística, assistente de recursos humanos, desenhista técnico de edificações, instalador de redes de TV a cabo,, instalador de rede local e sem fio, mecânico de motocicletas, montador de andaimes, colorista automotivo, desenhista de produção gráfica web e instalador hidráulico.

Os cursos de qualificação profissional à distância duram de três a nove meses. Todas as aulas teóricas acontecerão através do ambiente virtual de aprendizagem da instituição.

Embora os cursos sejam classificados como à distância, eles não acontecem totalmente pelo sistema EAD. Cerca de 20% da carga horária é formada por aulas presenciais, que desenvolvem competências práticas dos alunos. Os encontros acontecerão nas unidades de Angra dos Reis, Barra Mansa, Campos, CTS (Centro de Tecnologia Senai) Solda, Cinelândia, Barra do Piraí, Honório Gurgel, Mendes, Maracanã, Itaguaí, Itaperuna, Laranjeiras, Macaé, Santa Cruz, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Pádua, Petrópolis, Resende, Vassouras, São Gonçalo, Teresópolis, Tijuca, Jacarepaguá e Vicente de Carvalho.

As inscrições permanecem abertas até 17 de março. (Foto: Divulgação)

Para efetuar a matrícula, os candidatos classificados precisam providenciar RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de escolaridade, auto declaração de baixa renda e 1 foto 3×4.

Se você quer mais informações sobre o tema basta acessar o site www.cursosenairio.com.br. O telefone de contato da instituição é 0800 0231 231. Quem quiser, pode acessar diretamente também o site do SENAI.

Add a Comment