Cursos gratuitos Senar SC 2013

Todo mês, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) de Santa Catarina oferece treinamentos voltados à formação profissional rural (FPR) e promoção social (PS). As aulas do FPR envolvem atividades de apoio agrossilvipastoril, agroindústria, pecuária, agricultura, silvicultura, atividades relativas à prestação de serviços e aquicultura. Já na parte de promoção social, as atividades possuem caráter educativo e preventivo como educação, cultura, esporte e lazer, saúde, artesanato, alimentação e nutrição e organização comunitária.

Leia mais sobre: Cursos gratuitos em Santa Catarina 2011 – IFSC

Os cursos gratuitos do Senar estão com inscrições abertas em Santa Catarina (Foto: Divulgação)

Segundo o superintendente Gilmar Zanluchi, os cursos gratuitos propõem novas alternativas de renda às famílias rurais. “São maneiras de aperfeiçoar o conhecimento dos produtores sobre as atividades que já desenvolvem ou de oferecer novas possibilidades de produção agropecuária para ampliar os ganhos das propriedades e garantir melhor qualidade de vida para quem vive no campo”, afirmou.

Modalidades de cursos promovidos pelo Senar de Santa Catarina

Entre as capacitações promovidas no norte do estado de Santa Catarina estão a de olericultura básica em Rio Negrinho, de primeiros socorros em Monte Castelo, de conservas de hortaliças e temperos em São Bento do Sul, de conservas de hortaliças e temperos em Porto União, além do de segurança na aplicação de agrotóxicos em Três Barras.

Saiba mais sobre: Senai SC: cursos gratuitos 2012-2013

No Vale do Itajaí o Senar Santa Catarina oferece curso de bordado em tela reunirá os produtores de Leoberto Leal, de inclusão digital rural em Presidente Nereu, de tratamento de madeira em Vidal Ramos, de beneficiamento e conservação de pescado em Vitor Meireles e de piscicultura em Witmarsum.

Na região sul do estado acontece a qualificações profissional de jardineiro em Timbé do Sul, arte culinária em São Bonifácio, de doces de leite e iogurte em Águas Mornas, de conservação do solo em Angelina e de produção caseira de biscoitos em Rio Fortuna.

Em Planalto Serrano, estão previstos os cursos de implantação e manejo de pastagens em São José do Cerrito, de operação e manutenção de tratores florestais em São Cristóvão do Sul, de embutidos e defumados de carne suína em Ponte Alta, de bovinocultura de corte em Otacílio Costa e de presuntaria e salamaria de carne suína em Palmeira.

Já a região do meio oeste contará com as qualificações profissionais de formas associativas no meio rural em Videira, de qualidade do leite em Rio das Antas, de piscicultura em Iomerê, e de conservas de frutas em Pinheiro Preto. E no oeste do estado, entre os treinamentos promovidos estão os de conservas de frutas em Xaxim, de queijos e industrialização de soro em Seara, de instalação e manutenção de redes elétricas em Paial e de tricô em Santiago do Sul.

Entre os cursos gratuitos do Senar que serão ministrados no extremo oeste de Santa Catarina estão o de arte culinária em São Bernardino, de educação ambiental em Mondaí, de aplicação de agrotóxicos em Palma Sola e de aumento da produtividade do mel em Maravilha.

O Senar visa capacitar o produtor rural (Foto: Divulgação)

Informações sobre inscrições dos cursos do Senar em Santa Catarina

Os demais treinamentos promovidos pelo Senar em Santa Catarina gratuitamente podem ser encontrados por meio do site do www.senar.com.br. O portal eletrônico traz informações sobre, carga horária das qualificações; local, data de realização e inscrições. Para participar, o produtor deve procurar o Sindicato Rural da cidade que mora e que o curso será oferecido. Outras informações podem ser obtidas também pelo telefone (48) 3333-0322.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *