Cursos mais procurados do vestibulinho de meio de ano Etec

A Etec (Escola Técnica Estadual) é uma das principais redes de ensino profissionalizante do estado de São Paulo. Ela é subordinada ao Centro Paula Souza e oferece tanto cursos técnicos gratuitos como também ensino médio.

O vestibulinho do segundo semestre de 2013 será aplicado no dia 16 de junho. (Foto:Divulgação)

Ensino técnico ETEC São Paulo

Atualmente, há 208 escolas técnicas que ministram cursos técnicos ou oferecem a formação no ensino médio. As unidades estão presentes em 153 municípios paulistas.

No último vestibulinho, foram oferecidas vagas para 121 cursos gratuitos Etec 2013. Os candidatos aprovados no processo seletivo foram convocados para matrículas e iniciaram os estudos no começo do ano.

Neste segundo semestre de 2013, a Etec vai realizar um vestibulinho para distribuir as vagas dos cursos técnicos gratuitos. Os candidatos tiveram até o dia 16 de maio para se inscrever e a aplicação das provas está marcada para o dia 16 de junho.

Para disputar uma vaga da Etec, o estudante precisa estar cursando ou já ter concluído o Ensino Médio. Os candidatos que se declararem afrodescendentes (3%) e oriundos da rede pública (10%) receberão um bônus de 13% na classificação.

Os cursos mais disputados da Etec

O curso de técnico em enfermagem se destaca como o mais concorrido. (Foto:Divulgação)

Nesta segunda-feira (27), o Centro Paula Souza publicou a lista dos cursos mais concorridos do vestibulinho de meio de ano da Etec. A liderança do ranking ficou com a formação técnica em enfermagem, oferecida pela Etec Carlos de Campos, de São Paulo.

A segunda posição no ranking dos cursos mais disputados da Etec é ocupada pela formação em segurança do trabalho, oferecida pela escola Dona Escolástica Rosa, em Santos. O terceiro lugar ficou com o curso de administração, disponível na Etec Dra. Maria Augusta Saraiva, de Guarulhos.

Confira a seguir os cinco primeiros do ranking com os cursos mais procurados do vestibulinho de meio de ano Etec:

1º lugar: Enfermagem
Curso oferecido pela Etec Carlos de Campos, em São Paulo. Cerca de 690 candidatos disputam as 60 vagas disponíveis para a turma da manhã (concorrência de 11,5 por vaga).

2º lugar: Segurança do trabalho
Curso oferecido pela Etec Dona Escolástica Rosa, em Santos. Foram 453 inscrições para as 40 vagas do período da noite (concorrência de 11,33 por vaga).

Segurança do trabalho é o segundo curso mais procurado. (Foto:Divulgação)

3º Lugar: Administração
Curso da Etec Doutora Maria Augusta Saraiva, em Guarulhos. Dos inscritos no vestibulinho, 391 disputam as 35 vagas para o período da noite (concorrência de 11,17 por vaga).

4º Lugar: Edificações
Curso da Etec Júlio de Mesquita, em Santo André. Um número de 433 candidatos se inscreveu para disputar as 40 vagas do turno da noite. (Concorrência de 10,83 por vaga).

5º Lugar: Segurança do Trabalho
Curso da Etec Prof. Aprígio Gonzaga, São Paulo. Foram 430 inscrições para disputar 40 vagas no período noturno. (Concorrência de 10,75 por vaga).

A qualificação profissional tem se revelado uma grande oportunidade para se posicionar no mercado de trabalho. Confira os cursos técnicos mais procurados pelas empresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *