Cursos online gratuito para deficientes auditivos

O censo do IBGE de 2010 revelou que há aproximadamente 9,7 milhões de brasileiros com deficiência auditiva, o que representa 5,1% da população.

Os deficientes auditivos já contam com cursos online específicos. (Foto:Divulgação)

Das pessoas diagnosticadas com problemas auditivos, 2 milhões possuem um tipo de deficiência severa, que compromete a interação e a comunicação com as outras pessoas. No que diz respeito à idade, 1 milhão de deficientes auditivos são crianças e jovens.

Com tantos deficientes auditivos no Brasil, é fundamental que os governos lancem ações inclusivas para integrar estas pessoas a sociedade. Pensando nisso, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo lançou cursos gratuitos e online para deficientes auditivos.

Curso online de inglês para deficientes auditivos

A Escola Virtual de Programas Educacionais de São Paulo (EVESP) está oferecendo um curso de inglês especialmente desenvolvido para portadores de deficiências auditivas. O conteúdo relacionado à língua inglesa é adaptado às necessidades dos alunos e possuem alta interatividade.

O curso de inglês para surdos tem legendas e janela de libras. (Foto:Divulgação)

O curso de inglês para surdos tem uma carga horária de 80 horas. Tal como o formato convencional, ele explora vídeos e fotos para transmitir os principais conhecimentos do idioma. O aluno deficiente auditivo também pode contar com legendas e uma janela de libras.

O aluno do curso online de inglês para deficientes auditivos poderá desenvolver o conhecimento de vocabulário, estruturas gramaticais e compreensão.

Todos os participantes do curso de inglês online contam com tutores, que fazem o acompanhamento através do chat e esclarecem as principais dúvidas. Estes profissionais são preparados para auxiliar os alunos com deficiências.

Curso online de libras

No portal EVESP, é possível aprofundar os conhecimentos sobre Língua Brasileira de Sinais. (Foto:Divulgação)

Para os deficientes auditivos, a Língua Brasileira de Sinais é uma ferramenta essencial para se comunicar. Com o objetivo de promover a inclusão, a EVESP lançou o curso online de libras no dia 26 de setembro. Nesta data comemora-se o Dia Nacional do Surdo.

O curso online de libras conta com aulas virtuais com formato acessível. A carga horária é de 80 horas e o público-alvo é composto pelos alunos da rede pública do estado de São Paulo. O conteúdo dispõe de recursos de acessibilidade, o que simplifica o processo de aprendizagem do aluno.

Os participantes do novo curso de libras terá acesso a avatares 3D e poderão aprender a Língua Brasileira de Sinais através de situações cotidianas, como festas em casas noturnas e passeios no shopping.  O portal ainda disponibiliza vídeos interativos gravados por alunos com deficiências auditivas.

Para mais informações, acesse o site Evesp.

Add a Comment