Cursos online para cegos

De acordo com dados coletados pelo IBGE no censo 2010, existem 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual no Brasil. Deste total, 582 mil são cegas e 6 milhões sofrem com baixa visão.

Anúncios

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo está apostando em ações inclusivas. (Foto:Divulgação)

O grande número de portadores de deficiências tem motivado ações inclusivas no país. No estado de São Paulo, a Secretaria da Educação está apostando em um curso de inglês desenvolvido especialmente para atender as necessidades dos alunos cegos.

Anúncios

Curso online de inglês para cegos

No mês de agosto, a Escola Virtual de Programas Educacionais de São Paulo (EVESP) lançou um curso online e gratuito de inglês para cegos. A formação é direcionada para alunos com deficiência visual, que estão matriculados no ensino médio da rede pública.

Segundo Ana Carolina Nunes Lafenina, coordenadora da Escola Virtual, a tarefa de adaptar a plataforma de inglês online para cegos foi um tanto complexa. A equipe precisou apostar em um conteúdo lúdico e com recursos garantem mais acessibilidade para os conhecimentos de língua inglesa.

O curso online de inglês para cegos explora principalmente o sistema de sistema de audiodescrição. (Foto:Divulgação)

Anúncios

No caso dos alunos cegos, a equipe da Escola Virtual procurou desenvolver um conteúdo que explora ao máximo a audição. As aulas virtuais ganharam um sistema de audiodescrição. Os estudantes podem ouvir as palavras e expressões em inglês e depois reproduzi-las através da fala.

Todas as pessoas que participam do curso de inglês pela internet contam com tutores para esclarecer as principais dúvidas. Estes profissionais são treinados para lidar com alunos cegos e atendem tanto através do bate-papo como também por meio de acompanhamento pessoal agendado.

A carga horária do curso de inglês para cegos é de 80 horas, dividida em oito módulos com dez horas cada.

Sobre a EVESP

A Escola Virtual oferece cursos online para alunos do estado de São Paulo. (Foto:Divulgação)

A Escola Virtual de Programas Educacionais de São Paulo (EVESP) é um órgão da Secretaria de Estado da Educação que tem como objetivo democratizar o acesso ao conhecimento. A plataforma oferece cursos online gratuitos para estudantes matriculados no Ensino Fundamental e Ensino Médio da rede pública de SP.

A EVESP foi lançada em maio de 2011, a partir de um decreto do governador Geraldo Alckmin. Atualmente a plataforma oferece cursos de inglês, espanhol, conscientização no trânsito, libras, defesa civil e cursinho pré-vestibular. O conteúdo de língua inglesa foi adaptado para se tornar acessível aos alunos portadores de deficiências auditivas e visuais.

Encontre mais informações no site EVESP. O contato também pode ser feito através do telefone 0800-7700012.

Anúncios

Add a Comment