Cursos Profissionalizantes Gratuitos para jovens

Os Cursos Profissionalizantes Gratuitos para jovens são oferecidos em todo o país, contemplando especialmente os estudantes com menos de 24 anos que buscam o primeiro emprego. A formação é focada nas necessidades do setor produtivo de cada região.

Cursos Profissionalizantes Gratuitos para jovens. (Foto Ilustrativa)

Os jovens, principalmente os de baixa renda, buscam o primeiro emprego cada vez mais cedo. Eles se deparam, no entanto, com um mercado de trabalho extremamente competitivo, onde a falta de experiência e a falta de qualificação tornam a contratação praticamente impossível. Reconhecendo essa realidade, várias iniciativas governamentais lançam cursos grátis de educação profissional para jovens.

Veja também: Senac cursos profissionalizantes gratuitos para jovens 2015

Cursos Profissionalizantes Gratuitos para jovens

Selecionamos algumas iniciativas que prometem ser de grande ajuda para o jovem que deseja se qualificar. Confira:

Programa Vence

O Programa Vence estimula a realização do ensino médio com o ensino técnico. (Foto Ilustrativa)

O Programa Vence se destaca como uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo para estimular a realização de cursos profissionalizantes gratuitos para jovens. A iniciativa se preocupa em articular o ensino médio e o ensino técnico, de modo que o aluno possa concluir a escolaridade básica e ainda por cima contar com um diploma de nível técnico.

Através do Programa Vence, milhares de jovens são preparados para encarar os desafios do mercado de trabalho. No que diz respeito à educação básica, duas modalidades são oferecidas: Vence Integrado (curso em período integral nas ETECs) e Vence Concomitante (o aluno frequenta o ensino médio na rede estadual e faz o curso técnico separadamente em outro período).

Saiba mais: Programa Vence SP: o que é

Programas de Aprendizagem

A aprendizagem industrial ou comercial representa uma ótima opção para se capacitar. (Foto Ilustrativa)

Os jovens que estão em busca da primeira oportunidade de emprego devem conhecer os programas de aprendizagem do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). Em parceria com empresas de médio e grande porte, essas entidades desenvolvem cursos profissionalizantes para jovens aprendizes, de 14 a 24 anos, com a finalidade de desenvolver as competências que o mercado tanto exige.

No Senac, os programas de aprendizagem são desenvolvidos em mais de 600 centros de educação profissional, distribuídos em todo o país. O objetivo é capacitar esses jovens para o comércio de bens, serviços e turismo. Já no Senai, os jovens são preparados para construir carreira nas indústrias de 28 áreas.

Pronatec

O Pronatec também oferece vagas para cursos gratuitos. (Foto Ilustrativa)

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) é uma outra iniciativa do Governo Federal, que amplia o acesso à educação profissional e tecnológica. Milhares de vagas para cursos gratuitos são abertas todos os anos, contemplando as modalidades de ensino técnico e formação inicial e continuada.

Os jovens que já concluíram o Ensino Médio podem se matricular em um dos cursos técnicos gratuitos do Pronatec, através da plataforma Sisutec. No momento, esse sistema informatizado está com inscrições abertas para as vagas remanescentes.

Leia mais: Inscrições Jovem Aprendiz Caixa Econômica 2015

Viu só como há muitas possibilidades de Cursos Profissionalizantes Gratuitos para jovens? Então escolha uma das iniciativas e inscreva-se. No mais, continue acompanhando as publicações do Mundo das Tribos, afinal, temos muitas dicas para você construir a sua carreira.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *