Cursos Técnicos de Enfermagem e Radiologia

A área da saúde é carente em várias regiões do país.

A formação técnica está em alta no Brasil, muito em virtude das carências do mercado de trabalho em radiologia. Alguns setores não têm mão de obra especializada para suprir suas demandas, o que abre portas para quem ainda não encontrou o seu espaço.

Além disso, determinadas áreas estão sempre exigindo a chegada de novos profissionais. Este é o caso da saúde, que, em várias regiões do país, sofre carências gravíssimas. Enquanto grandes centros, como São Paulo e Rio de Janeiro, estão saturados, boa parte do norte e do nordeste brasileiro sofre com a falta de atendimento.

Diante desta demanda, muitos jovens e adultos têm optado pela área da saúde. Os cursos técnicos de enfermagem e radiologia, por exemplo, estão entre os mais procurados. Eles são oferecidos tanto em instituições públicas, como as ETECs, como em instituições privadas, que tentam inovar oferecendo ensino diferenciado para atrair novos alunos.

Informações sobre os cursos

O curso técnico de enfermagem é uma boa opção para quem quer atuar na área da saúde.

O curso técnico de enfermagem visa à formação de profissionais que possam prestar serviços hospitalares, seja na rede pública, na rede privada (hospitais, clínicas, setores de urgência médica) ou no atendimento domiciliar. O técnico em enfermagem precisa dominar técnicas de primeiros socorros e ter habilidade para desenvolver práticas de prevenção de saúde.

Em geral, a grade curricular do curso é composta pelas seguintes disciplinas: ética profissional, microbiologia, parasitologia, anatomia e fisiologia humana, saúde mental, saúde materno, saúde infanto-juvenil, saúde do idoso, biossegurança do trabalho, fundamentos de informática etc. Tendo conhecimento desses assuntos, o aluno poderá realizar o seu trabalho com qualidade.

Outro curso bastante procurado é o de radiologia que, basicamente, capacita o profissional para manejar aparelhos de raio X. Ele deve saber regular a duração e a intensidade do raio, cuidar da manutenção do equipamento (pequenos reparos), revelar filmes e detectar possíveis falhas.

O curso técnico de radiologia visa a formação de profissionais qualificados.

Seu conteúdo baseia-se em conceitos de anatomia e fisiologia, proteção radiológica, geração e aplicação de raio X, imagem para diagnostico médico, ética, princípios de metodologia do trabalho cientifico e instrumentação aplicada a tomografia, mamografia, ressonância magnética, radioterapia, hemodinâmica e densitometria.

Caso tenha interesse em seguir em uma dessas áreas, procure uma escola perto de sua cidade e invista no seu futuro profissional!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *