Cursos técnicos do IEMA 2016: inscrições, vagas

Saiba mais sobre os cursos técnicos do Iema 2016: inscrições, vagas. O Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão está oferecendo 440 vagas gratuitas para educação profissional em três escolas no estado. Leia a matéria para conhecer melhor as oportunidades, o processo seletivo e as inscrições.

Anúncios
Cursos técnicos do IEMA 2016: inscrições, vagas. (Foto Ilustrativa)

Cursos técnicos do IEMA 2016: inscrições, vagas. (Foto Ilustrativa)

O IEMA começou a funcionar em janeiro de 2015, com o objetivo de oferecer ensino médio e técnico de qualidade a população do Maranhão. Até 2018, o instituto tem planos de ampliar o seu alcance, inaugurando novas unidades para atender 23 municípios maranhenses.

Anúncios

Leia mais: Cursos gratuitos no Maranhão 2015

Cursos técnicos do Iema 2016: inscrições, vagas

O instituto já publicou o seu edital para a seleção de alunos do 1º semestre de 2016. O objetivo dessa seleção é recrutar alunos para os cursos técnicos integrados ao ensino médio e em tempo integral. Os candidatos devem ter disponibilidade para uma jornada escolar de 10 horas por dia, de segunda a sexta-feira.

Confira a seguir mais detalhes sobre os cursos técnicos do Iema 2016: inscrições, vagas:

Anúncios

Vagas para cursos IEMA 2016

Técnico em informática é uma das opções de cursos. (Foto Ilustrativa)

Técnico em informática é uma das opções de cursos. (Foto Ilustrativa)

As 440 vagas estão distribuídas nas unidades de São Luís, Pindaré-Mirim e Bacabeira. Para garantir uma oportunidade, é preciso ter idade entre 14 anos e 17 anos (completados até 25 de maio de 2016). Outro critério para se tornar um aluno é ter concluído ou estar cursando o 9º ano do Ensino Fundamental.

No IEMA São Luís há um total de 160 vagas abertas, que contemplam os cursos técnicos de Eventos, Meio Ambiente, Serviços Jurídicos e Informática. Na escola de Pindaré-Mirim há 120 oportunidades abertas, que contemplam as habilitações técnicas de Recursos Pesqueiros, Agropecuária e Serviços Jurídicos. Por fim, na unidade de Bacabeira, há 80 vagas para os cursos de Logística, Mineração e administração. Vale ressaltar que cada turma é formada com no máximo 40 alunos.

Também é possível obter uma formação na área de logística. (Foto Ilustrativa)

Também é possível obter uma formação na área de logística. (Foto Ilustrativa)

Saiba mais: SENAI Maranhão Cursos Gratuitos 2015-2016 São Luis

Inscrições abertas

Os jovens interessados em participar do processo seletivo devem se inscrever através do site da SECTI (Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação). O prazo de inscrição segue aberto de 12 de dezembro de 2015 a 4 de janeiro de 2016.

A distribuição de vagas será realizada com base na proximidade da residência do candidato ao IEMA da cidade. Os alunos oriundos da rede pública de ensino terão preferência. A lista de classificados no processo seletivo será disponibilizada no dia 6 de janeiro, nas unidades plenas e também pela internet. Já o período de matrícula se estende de 11 a 15 de janeiro de 2016.

Veja também: Cursos gratuitos Senac Maranhão 2016

Para obter mais informações sobre os cursos técnicos do Iema 2016: inscrições, vagas, basta ler atentamente o edital. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre cursos técnicos.

 

Anúncios

Add a Comment