O petróleo é essencial na sociedade moderna para a produção de combustíveis, gás, plásticos, óleo lubrificante, ceras, asfalto, poliéster, painéis solares, nylon e diversos outros produtos derivados. Na extração, refinamento e nos diversos processos que envolvem a produção de petróleo e de derivados, atuam diversos profissionais. Quem deseja fazer um curso técnico na área de petróleo, por exemplo, já encontra diversas opções de escolas e instituições. Veja dicas de algumas:

Profissionais podem atuar em diversas etapas da produção (Foto: divulgação)

Cursos técnicos sobre petróleo 2013

Entre as escolas que oferecem curso técnico sobre petróleo está a Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba. O curso é oferecido todos os anos a 40 estudantes que terminaram o ensino fundamental e irão realizar o técnico concomitantemente ao ensino médio. A duração é de três anos e as aulas ocorrem no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR e no Campus Centro Politécnico. Para saber mais, acesse o site, ou entre em contato com a secretaria do curso pelos telefones (41) 3361-4918 | 3361-3432, ou e-mail [email protected].

Oportunidade para jovens começarem a carreira (Foto: divulgação)

Já o centro de treinamento Petrocenter, com unidades no Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Niterói, Macaé e em São Paulo, oferece o curso técnico de petróleo e gás bilíngue. O objetivo do curso é formar um profissional de nível médio para atuar na área de produção industrial no setor, com instalação, programação e uso de máquinas e equipamentos, análise de propriedades de rochas, assistência a profissionais de nível superior na área e pesquisa tecnológica e científica. Para contatar a escola, confira os telefones de cada unidade neste endereço eletrônico.

Profissionais aprendem a manipular máquinas e equipamentos (Foto: divulgação)

Dicas de cursos técnicos sobre petróleo 2013

O Senai também oferece cursos técnicos sobre petróleo 2013, com carga horária de 1420 horas. O curso forma profissionais para atuar na operação, monitoramente e controle de sistemas de utilidades, com foco nas atividades ligadas ao processamento e refino do petróleo. Para fazer o curso, que é oferecido em unidades do Senai em cidades do Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul, é necessário estar ao menos no segundo ano do ensino médio. Confira onde estudar no site do Senai.

Leia também: Curso técnico gratuito de Petróleo e Gás Pronatec

Curso de Pós-Graduação em Petróleo e gás – Senai 2013