EAD SENASP – Como participar

O Senasp oferece cursos a distância para o aprimoramento de profissionais que atuam na área de segurança pública.

O serviço de segurança pública tem sido alvo de muitas críticas no Brasil. Para reverter este quadro, vem se investido cada vez mais na formação e qualificação de novos profissionais. Além disso, os que estão na ativa também estão passando por processos de aprimoramento, fornecidos por meio de cursos e programas, como os da Rede Nacional de Educação da Distância.

A escola foi criada em 2005 pela Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) em parceria com a Acadêmica Nacional de Policia. Seu objetivo é garantir o acesso de profissionais que atuam na área de segurança a processos de aprendizagem, independentemente das regiões onde eles estejam.

A rede já está presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, oferecendo ensino gratuito e de qualidade a agentes penitenciários, policiais civis, militares, guardas municipais, bombeiros, policiais federais e rodoviários. No total, são 200 mil alunos por ciclo de curso (são realizados três ciclos por ano). Eles são distribuídos em 3 mil turmas, que contam com o auxílio de 2 mil tutores efetivos.

A rede está presente em todas as Unidades da Federação e atende mais de 200 mil alunos por ciclo.

O uso do sistema EAD evita as restrições de custo, tempo e distância impostas pelos métodos presenciais. Além disso, as novas tecnologias empregadas no ensino garantem maior disseminação do conhecimento em um menor espaço de tempo e ainda permitem o envolvimento de grandes continentes, algo que não é possível com os métodos tradicionais de capacitação.

O Senasp respeita a autonomia das instituições de segurança pública e suas respectivas carências. O órgão entende que cada uma delas possui suas particularidades e diversidade de atuação. Por isso, o projeto procura se adequar a tais características e trabalhar os temas de acordo com o papel desempenhado pelas entidades.

São 50 opções de curso, envolvendo temas como direitos humanos, tráfego de pessoas, violência doméstica etc.

A rede disponibilizada mais de 50 cursos à distância, os quais abordam conteúdos como tráfico de seres humanos, mulheres vitimas de violência doméstica, saúde ou doença, direitos humanos e cidadania, combate a lavagem de dinheiro, uso progressivo da força, uso da informação na gestão da segurança pública etc.

Quem quiser participar das aulas deve se cadastrar no ciclo de número 25. As inscrições podem ser feitas no site do Senasp, entre os dias 10 e 14 de maio deste ano. Lembrando que os cursos são gratuitos, portanto não perca a oportunidade de aprimorar o seu conhecimento para poder oferecer um serviço ainda melhor a toda sociedade.

Você também pode participar de cursos online válidos em todo o Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *