Erros mais comuns em TCCs e monografias

O aprendizado do processo de escrita do TCC e das monografias envolve um procedimento longo e com alto grau de complexidade, exigindo experiência que só pode ser obtida através da prática, com muitos erros e acertos. Saiba mais sobre o assunto e veja os erros mais comuns em TCCs e monografias.

O TCC e as monografias fazem parte da formação acadêmica. (Foto: divulgação)

TCC e Monografia

O TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) é também conhecido como trabalho final de graduação. Esse trabalho acadêmico, juntamente com as monografias deixam os universitários de cabelos em pé. Eles coincidem com o final de uma graduação e o inicio da vida profissional, deixando o aluno muito preocupado. Em muitos casos, esse trabalho pode atuar como um cartão de visitas para novas oportunidades profissionais.

Essas atividades são muito importantes para a vida profissional, já não se trata somente de um trabalho de pesquisa, mas de uma metabolização mental que se concretizará no final do trabalho. Apesar disso, trata-se de uma das coisas que menos recebe atenção por parte da instituição de ensino durante a formação do aluno.

A forca de focalização do processo da escrita das monografias e demais artigos científicos é muito variável, devendo levar em consideração os fatores pessoais do autor. Tudo isso, quer dizer que toda pesquisa monográfica ou todo TCC reflete muito do aluno e de todos que participam de forma direta.

A monografia deve ser feita detalhadamente. (Foto: divulgação)

Erros mais comuns em TCCs e monografias

1. Erro ortográfico e gramatical: ao escrever qualquer tipo de TCC e monografia é necessário ter uma análise cuidadosa com ortografia e gramática. Isso é muito comum nos trabalhos e pode comprometer o resultado da pesquisa. Não importa quantas vezes você tenha lido o trabalho, sempre aparecerão erros na escrita, porém eles serão menores.

2. Escolher errado as pessoas para trabalhar em grupo: a escolha do grupo é tão importante quanto a escolha do tema. Escolher errado os temas pode prejudicar o desempenho no trabalho, já que ele é longo e os conflitos podem surgir.

3. Não ter em mente qual será o produto final: o mais importante do que ter uma ideia no início do trabalho é saber como será o final. Uma boa forma de começar o projeto é redigindo uma conclusão. É evidente que será muito diferente no final, porém o aluno terá uma ideia de onde pretende chegar. Essa visão ajuda a evitar os problemas que os alunos não conseguem terminar o trabalho, já tinham em mente os objetivos que deveriam cumprir.

4. Escolher o tema errado: o tema deve sempre ser relevante na área de estudo, porém a troca de tema e a demora na conclusão de TCC acontecem pela dificuldade de aliar o que se gosta ao que deve ser feito. Para evitar os problemas ao longo do trabalho, o ideal é escolher temas que lhe interesse.

É preciso escolher o tema corretamente do TCC e monografia. (Foto: divulgação)

Os trabalhos de conclusão de curso e monografia devem ser feitos com muita tranquilidade e paciência. É preciso saber como escolher o tema do TCC  e da monografia, além disso, é preciso escrever corretamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *