Escolas técnicas gratuitas no RJ 2013

14 de agosto de 2013

O ensino técnico abre muitas oportunidades para o mercado de trabalho. Através dele, é possível aprender uma nova profissão e adquirir habilidades práticas.

Anúncios

O curso técnico aumenta as chances de conseguir um emprego. (Foto:Divulgação)

Diferente do ensino superior, o curso técnico procura ser mais direto e coloca os alunos em contato com as atividades que serão desenvolvidas no trabalho. O tempo de formação também é menor, varia de um ano e meio a dois anos.

Anúncios

Os cursos técnicos gratuitos estão suprindo a carência de profissionais no mercado de trabalho. Segundo uma pesquisa realizada pelo Senai, este nível de formação aumenta o salário em 24%.

O Ministério da Educação tem procurado modernizar e expandir o ensino profissional no Brasil nos últimos tempos. Uma das estratégias adotadas foi a criação do Sisutec, um sistema que distribui vagas para cursos técnicos gratuitos com base na nota do Enem. Só o estado do Rio de Janeiro ofertou 2.841 vagas através do Sisutec.

Quais são as escolas técnicas gratuitas do RJ?

Confira a seguir informações sobre as principais escolas técnicas gratuitas do estado de Rio de Janeiro.

Anúncios

FAETEC – Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro
A Faetec é responsável por facilitar o acesso à educação profissional no Rio de Janeiro. A rede oferece vários cursos de nível médio/técnico, como Cerâmica, Informática, Edificações, Automação Industrial, Mecânica, entre muitos outros. Para conseguir uma vaga na Faetec, é necessário passar no processo seletivo.

O Instituto Federal do Rio de Janeiro tem cursos técnicos gratuitos. (Foto:Divulgação)

IFRJ – Instituto Federal do Rio de Janeiro
O IFRJ está presente no estado com o objetivo de oferecer cursos que melhoram o preparo para o mercado de trabalho. Na modalidade de Ensino Técnico, há vagas para Informática, Meio Ambiente, Petróleo e Gás, Plástico, Segurança do Trabalho, Alimentos, Química, entre outros.

Senai Rio – Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial
O Senai tem unidades distribuídas no estado do Rio de Janeiro e oferece a possibilidade de formação técnica gratuita. A instituição forma profissionais para trabalhar com Programação de Jogos Digitais, Design de Móveis e Segurança do Trabalho.

O Senai forma técnicos para atuar na indústria. (Foto:Divulgação)

Senac Rio – Sistema Nacional de Aprendizagem Comercial
O Senac costuma cobrar pelos seus cursos, mas também trabalha com a oferta de bolsas de estudo através do PSG (Programa Senac de Gratuidade). A instituição forma profissionais para atuar em diferentes áreas, como Administração, Beleza, Design, Saúde, Turismo, Informática, Meio Ambiente, Moda, entre outras.

 

Anúncios

Outros artigos

Cursos Mackenzie Campinas SP

30 de dezembro de 2010

Cursos Mackenzie Campinas SP

Cursos Mackenzie Campinas SP: Uma das mais conceituadas universidades do Brasil, a Mackenzie vem fazendo um grande trabalho na arte de formar alunos capacitados ...

Cursos gratuitos Senac Natal 2013

16 de agosto de 2013

Cursos gratuitos Senac Natal 2013

O Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) está oferecendo mais de  4 mil vagas para cursos gratuitos no estado do Rio Grande do Norte. As oportunidades de...