Especialização em Prótese Dentária

29 de agosto de 2010

Anúncios

Especialização em Prótese Dentária: Muitos dentistas e profissionais que atuam na área de saúde estão optando pelo curso de prótese dentária, uma formação que promete conceder muitas oportunidades no mercado de trabalho. Com as novas tecnologias envolvendo tratamentos odontológicos, torna-se cada vez mais necessário a capacitação em determinadas áreas, como a prótese.

O profissional especializado em prótese dentária tem como objetivo construir aparelhos odontológicos e pontes, de modo que esses itens tenham um encaixe perfeito na arcada dentária humana. A construção de próteses tem como meta corrigir problemas ósseos e alguns hábitos de mastigação, apostando numa estrutura moderna e arrojada.

Anúncios

O tecnólogo em próteses dentárias possui um campo amplo para atuar, sendo sua profissão uma das mais bem quistas do futuro. Ao longo de sua formação, ele conhece os principais materiais usados nas próteses e aprende técnicas avançadas de construção. Há no curso disciplinas que estudam as deformidades bucais e toda a anatomia da boca.

Muitas instituições de ensino investem na formação do profissional em próteses dentária, oferecendo o curso superior tecnológico e a pós-graduação nessa área. Na modalidade de graduação, os alunos levam em média 3 anos para se formar. No programa de especialização, criado para capacitar cirurgiões-dentistas, o procedimento duro um tempo menor.

A PUC-Rio é uma das faculdades que promove a pós-graduação em prótese dentária, tendo seu curso duração de 750 horas. As aulas acontecem normalmente dois dias por semana e visam capacitar dentistas para os tratamentos que envolvem a colocação de diferentes próteses. Lembrando que esse curso não visa à construção, mas sim os procedimentos cirúrgicos para prótese fixa, total e parcial removível. A UFRGS também oferece a mesma especialização para os dentistas interessados em aprofundar os conhecimentos.

Anúncios

Para aprender a construir próteses dentárias e se habilitar nessa área, vale a pena conhecer a especialização em prótese dentária disponível na modalidade técnica no SENAC. O curso tem uma carga horária de 1.200 horas e tem seu conteúdo aprovado pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO). O Técnico em Prótese Dentária como função trabalhar em parceria com o dentista e por isso deve possuir conhecimentos básicos de odontologia.

O curso de prótese dentária inclui na sua grade curricular disciplinas como anatomia dental, morfologia do crânio, materiais protéticos, entre outros. Quanto ao mercado de trabalho, o profissional tem boas chances nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. O técnico ou tecnólogo é normalmente contratado por clínicas odontológicas.

Anúncios

Outros artigos

Curso a Distância de Libras

26 de junho de 2015

Curso a Distância de Libras

O Curso a Distância de Libras é uma ótima aposta para quem deseja se comunicar com surdos e mudos. Muitos professores optam por essa formação para conseguir lidar co...