Faculdade de artes Plásticas SP

Há certas atividades profissionais que passam inabaláveis pelas mudanças que ocorrem no mercado de trabalho. Independentemente dos avanços tecnológicos que ao longo do tempo, vão destruindo profissões e, ao mesmo tempo, gerando outras necessidades que demandarão a criação de novas profissões, há aquelas que passam incólumes. Esse é o caso, por exemplo, das artes plásticas. Um dos motivos dessa profissão manter-se viva até hoje é porque ela é necessária em diversas áreas da atividade humana e a tecnologia apenas ampliou ainda mais sua atuação. Atualmente há a possibilidade de fazer trabalhos para ser exibidos nos celulares, nos computadores e outra alternativa, é de lecionar em escolas.

Nesse aspecto, São Paulo oferece muitas opções para aquele que busca a especialização na área. Uma delas é o Instituto de Artes da Unesp. Desde 1983, portanto há quase 30 anos, conta com o curso de educação artística, com habilitação em artes plástica, que confere licenciatura para o segundo grau. Em 1991 foi elaborado o curso de bacharelado em artes plásticas, muito procurado na época e também o primeiro curso de pós-graduação e de mestrado em artes, com ênfase nas artes visuais e na música e desde então vem sendo muito requisitado.

Outra opção interessante é a Escola Panamericana de Arte, que oferece cursos de artes plásticas com duração de dois anos e meio. Trata-se de uma escola tradicional e que oferece cursos nessa área desde 1963. Nesse curso trabalha-se com o desenvolvimento de habilidades, com técnicas de grafite, nanquim, guache, técnica de óleo, técnica de acrílico.

Outra boa referência na área é a Faculdade de Belas Artes que desde a década de 1920, oferece uma série de cursos na área. Entre esses cursos, destaca-se o de artes visuais, que tratam sobre questões que envolvem o conhecimento da visualidade, com ênfase no desenho e na plástica e complementado com estudos sobre a história da arte, estética, sociologia da arte e tecnologia tradicional e contemporânea.

Uma faculdade que também não pode ficar de fora dessa área é a FAAP, Fundação Armando Álvares Penteado, que desde o final dos anos 1960, portanto há 40 anos, oferece por meio da Faculdade de Artes Plásticas, cursos de alto gabarito em artes plásticas, tanto em licenciatura quanto em bacharelado. Nesses cursos, a ênfase os aspectos coletivos e comportamentais que determinam a produção nesses universos.

Já a Faculdade Paulista de Artes, faz parte de uma nova instituição que surge para manter a tradição paulista de oferecer cursos de qualidade nessa área. Aberta em 1998, oferece curso de artes nas mais diversas áreas. Um deles é o curso de artes visuais que tem como finalidade a formação do arte-educador e que, após três anos, habilita o aluno a atuar como professor de educação básica.

No interior do estado, na cidade de Marília, na Unimar, há cursos de graduação de tecnologia de design de produtos que forma profissionais para projetar objetos, equipamentos e sistemas industrializáveis, como veículos, roupas e acessórios, comunicação visual, utensílios, móveis, embalagens, levando-se em consideração as necessidades do ser humano e suas relações com o ambiente, em que se busca aliar a pesquisa ao estudo de materiais e processos de fabricação.

Essa é, portanto, uma pequena amostra do que o Estado de São Paulo, oferece para todos aqueles que desejam ingressar nessa área uma formação de qualidade e compatível com as atuais necessidades do mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *